Agressão de namorado pode ser incluída na Lei Maria da Penha

Picture of Redação PH

Redação PH

agressão de namorado pode ser incluída na lei maria da penha

Agressão de namorado pode ser incluída na Lei Maria da Penha

Compartilhe:

Uma divergência antiga de interpretação sobre a Lei Maria da Penha pode estar com os dias contados, caso o Senado aprove em 2018 oPLC 16/2011. A proposta determina de forma clara que o namoro, atual ou terminado, configurarelação íntima de afeto para fim de proteção da mulher contra a violência doméstica e familiar.
A proposta, dadeputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já recebeu voto favorável do relator Magno Malta (PR-ES). Ele explica que interpretação da Lei Maria da Penha tem sofrido divergências nos tribunais. Enquanto alguns juízes entendem que a legislação vale para todos os casos de violência contra a mulher, outros têm visão mais restritiva, considerando que ela só se aplica a relacionamento estáveis.
A autora da proposta lembrou que alguns magistrados têm entendido que agressões cometidas por ex-namorados, por exemplo, não se enquadram na lei. Para ela, uma visão equivocada e machista.
Magno Malta concordou com a deputada e acredita na proteção ampla da legislação. "Os casos de namoro, ainda que chegados ao fim, têm que constar dessa lei, para que se proteja a vulnerabilidade da mulher nos momentos de violência doméstica e familiar, dentro de uma nova dinâmica emocional de relacionamento", afirmou Magno Malta em seu relatório.
O relator não apresentou emendas, e o projeto está pronto para ser incluído na pauta da comissão.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também