AGEFIBRO realiza encontro sobre saúde da mulher em Rondonópolis

Picture of Walisson

Walisson

Foto: Divulgação

AGEFIBRO realiza encontro sobre saúde da mulher em Rondonópolis

O encontro teve por objetivo principal levar informação, suporte e consequentemente mais qualidade de vida às mulheres com fibromialgia

Compartilhe:

No último dia 9 de março, a Associação Gente de Fibra de Mato Grosso (AGEFIBRO) promoveu um importante encontro voltado às mulheres, abordando a temática “Saúde da Mulher”. O evento aconteceu no Edifício Solar do Cerrado, às 15h, reunindo pacientes, familiares, profissionais da saúde e apoiadores da causa da fibromialgia.

A programação contou com uma palestra ministrada pela enfermeira Bruna Estevão Araújo, que destacou aspectos fundamentais sobre a saúde feminina, com ênfase nos desafios enfrentados por mulheres com fibromialgia. A iniciativa foi amplamente elogiada pelas participantes, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências.

O evento contou com a presença da diretoria da AGEFIBRO, além de nomes como Márcia Medeiros, gerente dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o comunicador Gino Rondon e a jornalista Edna Rondon. Também esteve presente o advogado, coordenador na Unemat e fundador do Instituto Professora Coraci, Éverton Neves, que reforçou a importância da inclusão e da defesa dos direitos das pessoas com fibromialgia.

Foto: Divulgação

Durante o encontro, a presidente da AGEFIBRO, Eliane Barbosa, destacou a relevância da iniciativa e o impacto positivo que encontros como esse proporcionam.

“Nosso objetivo é dar voz às mulheres com fibromialgia, garantindo que elas tenham acesso à informação e ao suporte necessário para uma melhor qualidade de vida. A luta pela visibilidade da nossa condição é constante, e eventos como este são fundamentais para reforçarmos nossos direitos e fortalecermos nossa rede de apoio. É preciso o cumprimento das leis em prol do fibromiálgico, no âmbito local, estadual e nacional, por isto estamos com um agenda forte para este ano“, concluiu Eliane Barbosa.

O advogado Éverton Neves também enfatizou a importância da mobilização social em prol das pessoas com fibromialgia.


“A fibromialgia é uma realidade que precisa ser encarada com seriedade pelo poder público. Tivemos a felicidade de escrever a proposta do projeto de lei que resultou na criação da Lei Municipal 13.619/2024 que reconhece a família da pessoa para aparticipação familiar efetiva nos serviços, isto é olhar atentamente para os familiares da PCF, pois experienciam o coadoecimento e podem ser decisivos no melhoramento das dimensões que afetam na síndome,” relatou Éverton Neves.

O evento se encerrou com um momento de interação e troca de experiências entre os participantes, sorteio, apresentação cultural e informações, fortalecendo o compromisso da AGEFIBRO com a conscientização e o acolhimento de mulheres que convivem com a fibromialgia. A associação segue trabalhando para ampliar o acesso a informações e garantir mais apoio a essa causa tão importante.

Deixe um comentário

Veja Também