Uma embarcação de transporte afundou na tarde desta sexta-feira (13) nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus, e deixou dois mortos. Vídeos obtidos pela Rede Amazônica mostram passageiros à deriva após o acidente. As causas do naufrágio ainda estão sendo investigadas.
Segundo os bombeiros, além das duas mortes:
- Sete pessoas estão desaparecidas
- 71 pessoas foram resgatadas.
A embarcação era a lancha de passageiros Lima de Abreu XV, operada pela empresa Lima de Abreu Navegações, que saiu de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte por volta de 12h30. O naufrágio ocorreu minutos depois, nas proximidades do ponto turístico amazonense.
➡️ O Encontro das Águas é um dos fenômenos naturais mais famosos da Amazônia. Ele acontece quando os rios Negro e Solimões se encontram, mas seguem lado a lado por quilômetros sem se misturar.
Em nota, a Lima de Abreu Navegações confirmou o acidente.
“No momento, estamos realizando a conferência de todas as pessoas que estavam a bordo, incluindo passageiros e tripulação, a fim de confirmar as informações com total responsabilidade e transparência. Também estamos apurando junto às autoridades competentes, todas as circunstâncias que levaram ao ocorrido”.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou a morte de uma criança, identificada como Samila de Souza, de 3 anos. Segundo o órgão, a vítima foi recebida no Pronto Socorro da Criança da Zona Leste, unidade que integra o Complexo Hospitalar Leste (CHL), mas já chegou sem vida ao hospital.
A segunda morte foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A vítima foi identificada como Lara Bianca, de 22 anos. O corpo chegou por volta das 18h ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus e levado para o IML em seguida.
Segundo o comandante dos bombeiros especializados, coronel Elliton, as vítimas resgatadas não apresentavam ferimentos graves.
“A maioria delas já haviam sido resgatadas por embarcações que passavam pelo local, o atendimento foi feito por equipes especializadas no sentido de realizar o atendimento pré-hospitalar e o salvamento para os que ainda estavam na água”, disse.
Cerca de 25 bombeiros, três lanchas e oito viaturas da corporação além de uma lancha da Polícia Militar e uma ambulância do SAMU foram enviados para atuar no resgate das vítimas.
A Marinha informou que está com equipe no local e que uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste sobrevoou a área para localização e resgate dos passageiros e apuração inicial do acidente.





