Ministéro do Trabalho apresenta novos Auditores Fiscais do Trabalho que atuarão em Rondonópolis

Picture of Assessoria

Assessoria

Ministéro do Trabalho apresenta novos Auditores Fiscais do Trabalho que atuarão em Rondonópolis

Compartilhe:

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT) realizará, no próximo dia 10 de fevereiro (terça-feira), às 9h, uma cerimônia para apresentar à sociedade os novos Auditores-Fiscais do Trabalho (AFTs) aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) que atuarão no município de Rondonópolis. O evento acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte de Rondonópolis e Região (STTRR).

Ao todo, 26 novos Auditores-Fiscais do Trabalho tomaram posse em dezembro passado para atuar no Estado. Desses, seis foram designados para a Gerência Regional de Rondonópolis, que passará a contar com oito profissionais; 14 atuarão na sede, em Cuiabá, somando-se aos auditores já em exercício na capital; e outros seis foram lotados no município de Sinop. O ingresso dos novos profissionais representou um aumento superior a 50% no efetivo da SRTE-MT, que antes contava com 21 Auditores-Fiscais do Trabalho atuando diretamente na fiscalização.

Em Mato Grosso, um dos objetivos principais é intensificar as ações contra o trabalho análogo à escravidão. Em 2025, 627 trabalhadores foram resgatados desta condição. Os resgates ocorreram nos municípios de Cuiabá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Cláudia e Porto Alegre do Norte. Destaca-se que, apenas em Porto Alegre do Norte, 586 trabalhadores da construção civil foram libertados.

As ações de fiscalização também resultaram no afastamento de duas crianças de situações de trabalho infantil em atividades proibidas. Além disso, nove operações promoveram intervenções diretas na área de Segurança e Saúde do Trabalho.

Em 2025, a SRTE-MT iniciou ações estratégicas de fiscalização e conscientização sobre as condições de trabalho de empregadas domésticas na capital, resultando na identificação de nove casos de irregularidades.

Em todo o Estado, a atuação direta dos auditores resultou na formalização de 716 trabalhadores encontrados em situação de registro irregular.

Também foram arrecadados mais de R$ 870 mil em recolhimentos de FGTS e pagos mais de R$ 3,5 milhões em verbas rescisórias aos trabalhadores resgatados.

Brasil

Ao todo, 829 novos Auditores Fiscais do Trabalho tomaram posse em dezembro de 2025 em todo o país. O quantitativo representa o maior ingresso da carreira em mais de uma década e ampliou o efetivo nacional de pouco mais de 1.800 (o menor quantitativo dos últimos 35 anos) para aproximadamente 2.700 profissionais.

Apesar do avanço, o número ainda está distante de suprir o déficit da carreira. De acordo com os parâmetros estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), para que a inspeção do trabalho alcance seus objetivos, seriam necessários 5.441 auditores no país. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número ideal seria de 8.000 auditores.

A reestruturação da Inspeção do Trabalho no Brasil é uma pauta permanente defendida pelo SINAIT junto às autoridades competentes. A categoria reivindica a nomeação de todos os aprovados no concurso, que ofertou 900 vagas, e destaca que, mesmo após as nomeações, o país ainda terá 902 cargos disponíveis.

A necessidade de recomposição da carreira de AFT torna-se ainda mais urgente quando se leva em conta a projeção de aposentadorias, que provocará a redução drástica de auditores no curto prazo.

A nova turma de auditores fiscais terá um papel crucial na ampliação do cumprimento da legislação trabalhista e da formalização do trabalho, medidas que têm um impacto direto tanto nas condições de trabalho quanto nas finanças públicas.

Além de promover a saúde e segurança do trabalho, o combater o trabalho em condições análogas à escravidão, o trabalho infantil e a discriminação no trabalho, a auditoria-fiscal acaba por contribuir de forma substancial para a arrecadação de verbas decorrentes da inspeçãodo trabalho.

Serviço

O que: Cerimônia de apresentação dos auditores fiscais do trabalho recém-empossados
Data: 10/02/26
Horário: 9 horas
Local: sede do STTRR (Sindicato dos Trabalhadores no Transportes de Rondonópolis e Região) – Av. Pedro Ferrer, 761 – Centro – B – Rondonópolis

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também