O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), utilizou as redes sociais, nesta sexta-feira (21), para defender pelo segundo dia consecutivo o PL Antifacção, proposta que altera regras de enfrentamento a organizações criminosas. O parlamentar rebateu críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao texto aprovado pela Câmara.
Motta voltou a compartilhar um vídeo do ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, coautor do livro “Elite da Tropa”, obra que inspirou o filme “Tropa de Elite”. Ele apresentou Pimentel como especialista que esclarece pontos contestados pelo governo.
Sem citar Lula, o deputado afirmou que há “muita gente tentando distorcer os avanços do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado” e questionou o interesse em “enfraquecer uma legislação que endurece contra criminosos”.
Ele agradeceu “aos milhões de brasileiros que apoiam esta medida” e a Pimentel pelos “esclarecimentos importantes”.
Há muita gente tentando distorcer os avanços do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado. Falsas narrativas sempre levantam uma pergunta: por que alguém teria interesse em enfraquecer uma legislação que endurece contra criminosos?
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) November 21, 2025
Agradeço aos milhões de brasileiros que apoiam… pic.twitter.com/4RIfZkMN3D
No vídeo, Pimentel rebate a declaração de Haddad sobre possível redução de recursos destinados à Polícia Federal com a redistribuição de bens apreendidos. Segundo ele, a fatia atual destinada ao Fundo Nacional de Segurança Pública é “muito pequena”, o que, na avaliação dele, afastaria prejuízo financeiro.





