Um dos músicos mais tradicionais de Rondonópolis, Valter Gomes de Oliveira, conhecido carinhosamente como Valtinho, foi homenageado nesta quarta-feira (28) pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Rondonopolitano. A honraria é um reconhecimento à sua contribuição à cultura e à música local, consolidada ao longo de décadas de dedicação.
Natural de Uberlândia, Minas Gerais, Waltinho chegou a Mato Grosso em 1971, inicialmente se estabelecendo em Cuiabá, onde se destacou tocando na boate Sayonara, um dos palcos mais tradicionais da noite cuiabana na época. Em 1975, foi convidado pelo maestro Marinho Franco para integrar a famosa Banda Marinho e Seus Beat Boys, assumindo o posto de guitarrista no lugar de Zé Pretinho, músico conhecido por misturar MPB com blues. Desde então, Valtinho se tornou parte essencial da banda, que segue encantando públicos há 65 anos.
Ao longo de sua carreira, Waltinho acompanhou diversos músicos, participou de shows beneficentes, bailes e eventos filantrópicos. Na década de 1980, ele também esteve à frente da revitalização da Expulsul, evento marcante para a cultura de Rondonópolis.
Durante a sessão , o vereador Wesley Cláudio (Novo), autor do pedido de homenagem, destacou a importância de Waltinho para a cidade:
“Ele fez um grande trabalho para Rondonópolis, contribuindo para a cultura e a música. Então, parabéns, eu tenho certeza que o senhor continuará contribuindo muito mais para nossa cultura e para a nossa música.”
O também músico e colega de Waltinho na banda, Mário Sérgio Franco, emocionou-se ao falar sobre a relação de amizade e companheirismo construída ao longo dos anos.
“Um membro da banda que se tornou um membro da família. Nós somos sete irmãos e podemos dizer que temos o oitavo, que é ele, porque são 50 anos ininterruptos de dedicação”, afirmou Mário Sérgio, que é filho caçula do maestro e fundador da banda, Marinho Franco.
.





