A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga as contas da Santa Casa de Rondonópolis não realizará, nesta terça-feira (27), as tradicionais oitivas no plenário da Câmara. A decisão foi tomada pelo presidente da comissão, vereador Ibrahim Zaher (MDB), uma vez que os parlamentares participarão de uma reunião na própria Santa Casa. No encontro, serão apresentados projetos e propostas para o hospital.
Com a suspensão das oitivas, um novo nome para ser ouvido pela CEI deve ser divulgado ainda nesta semana. A expectativa é que o cronograma seja retomado em breve, à medida que os trabalhos de investigação avancem.
Um dos depoimentos aguardados pela CEI é o do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Diogo Sampaio, que se recusou a comparecer à comissão. Ele justificou que, por se tratar de um órgão federal, não tem a obrigação de prestar esclarecimentos no formato de oitiva. Diante da recusa, a CEI acionou a Justiça para tentar obrigá-lo a depor.
Durante os trabalhos da comissão, um dos depoimentos de maior impacto foi o da ex-diretora da Santa Casa, Bianca Talita Franco, que, em seu testemunho, declarou a existência de uma “máfia de médicos” atuando no hospital.
A CEI segue com os trabalhos de apuração e deve, nos próximos dias, anunciar novas oitivas, buscando esclarecer os fatos relacionados à crise financeira e à gestão da Santa Casa de Rondonópolis.





