Câmara dos Deputados aprova aumento no número de vagas; Mato Grosso ganhará mais parlamentares

Picture of Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Rodrigo da Zaeli ocupa cadeira do PL de Mato Grosso na Câmara Federal

Câmara dos Deputados aprova aumento no número de vagas; Mato Grosso ganhará mais parlamentares

Compartilhe:

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei complementar (PLP) que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa a partir da legislatura de 2027. A mudança ocorre em razão do crescimento populacional apontado pelo Censo de 2022. O texto também estabelece que as bancadas que perderiam representantes não serão impactadas, mantendo o tamanho atual.

Com a nova configuração, Mato Grosso poderá contar com mais dois deputados federais, passando dos atuais oito para dez representantes na Câmara. Esse aumento reflete diretamente nas regras para as eleições do próximo ano, permitindo que cada chapa partidária possa lançar até 12 candidatos ao cargo de deputado federal no estado.

A alteração também impacta a composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que poderá aumentar de 24 para 30 deputados estaduais. Isso ocorre devido à proporcionalidade entre a representação federal e estadual, prevista em lei. Assim, cada chapa poderá inscrever até 31 candidatos para a disputa estadual, um aumento em relação aos 25 nomes permitidos nas últimas eleições.

A medida deve impulsionar o número de pré-candidaturas para a disputa de vagas estaduais, aumentando a concorrência e a expectativa dos partidos em relação ao fortalecimento das bancadas em Mato Grosso.

Deixe um comentário

Veja Também