Está na hora de a seleção brasileira ter um treinador estrangeiro?

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pixabay

Está na hora de a seleção brasileira ter um treinador estrangeiro?

Compartilhe:

Os maus resultados recentes da seleção brasileira novamente trouxeram o debate à tona: está na hora de a CBF trazer um treinador estrangeiro? Isso, aliás, é o que muitos torcedores têm tentado prever no melhor app de apostas. Afinal, há muitos anos o Brasil vem acumulando vexames e, portanto, é preciso pensar em novas soluções.

A CBF chegou a flertar com um comandante do exterior. A bola da vez era Carlo Ancelotti, que em determinado momento foi dado como nome certo. Conforme o anúncio, ele assumiria o comando da seleção no meio de 2024.

No entanto, o italiano, que jamais confirmara o acerto, acabou renovando seu vínculo com o Real Madrid, e a seleção brasileira ficou a ver navios. À época, Fernando Diniz era o técnico interino do Brasil, mas também vinha acumulando maus resultados.

Dessa forma, a CBF optou por desligar o treinador do Fluminense, que estava acumulando função, e anunciou Dorival Júnior como novo técnico. E ele até começou bem: seus dois primeiros desafios foram amistosos contra as fortes seleções da Inglaterra e da Espanha.

Curiosamente, aliás, ambas protagonizaram a final da Eurocopa. Contra a Inglaterra, em Wembley, o Brasil conseguiu uma vitória por 1 a 0, com gol de Endrick. E no movimentado confronto com a Espanha, na casa do adversário, o jogo terminou 3 a 3.

Copa América e sequência ruim

Se o começo parecia promissor, a sequência do trabalho mostrou muitas deficiências. O Brasil teve uma péssima participação na Copa América: em quatro jogos, foram três empates, incluindo um com a Costa Rica, e apenas uma vitória.

A seleção, com esse retrospecto, acabou precocemente eliminada — nas quartas de final — após perder uma disputa de pênaltis para o Uruguai.

E a volta das Eliminatórias também gerou muitas preocupações na torcida. Em dois jogos, o Brasil obteve uma vitória sofrida contra o Equador em casa e uma derrota para a fraca seleção paraguaia. Com isso, muitas pessoas passaram a se questionar se, pela primeira vez, a seleção poderá ficar fora de uma Copa do Mundo.

É chegada a hora de um treinador estrangeiro?

Por isso, a hipótese da chegada de um treinador estrangeiro continua na pauta do dia. Há muito tempo se sabe que os técnicos brasileiros estão atrasados e não é à toa que, ao longo dos últimos anos, os comandantes vindos de fora do país têm feito muito sucesso por aqui.

Abel Ferreira, por exemplo, já virou o treinador mais bem-sucedido da história do Palmeiras. Jorge Jesus, outro português, deixou saudades no Flamengo, e o argentino Juan Pablo Vojvoda tem feito um trabalho fantástico no comando do Fortaleza.

Por tudo isso, chegou a hora de o Brasil ter um treinador estrangeiro no comando? Dorival Júnior certamente ainda terá mais alguns jogos para mostrar evolução, mas a pergunta anda rondando todas as discussões de futebol no país.

Deixe um comentário

Veja Também