As contas digitais se popularizaram no Brasil nos últimos anos. Num modelo que se caracteriza por serviços ilimitados e sem custos, abrir conta digital virou uma excelente alternativa para fugir das taxas de serviços dos bancos tradicionais. E se você já tem a sua conta digital, é preciso saber como protegê-la para não ter problemas financeiros e com o vazamento de dados.
De acordo com pesquisa da AllowMe, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o roubo de contas representou cerca de 72% das fraudes digitais no país em 2022. Criminosos aplicam diariamente diversos tipos de golpes para extrair dados, clonar cartões e obter acesso à conta digital das vítimas.
Por isso, pensar em segurança digital é fundamental para proteger sua conta da ação de estelionatários. Para te ajudar nisso, fizemos uma lista com diversas dicas simples que deixam a sua conta mais segura, confira abaixo:
Use o aplicativo oficial do banco
Parece óbvio, mas é sempre se atentar aos detalhes! Em lojas de aplicativos, é possível encontrar diversos aplicativos falsos que se assemelham aos aplicativos oficiais dos bancos digitais. Esse pode ser o primeiro grande risco a sua segurança.
Por isso, baixe o aplicativo oficial do banco na loja de aplicativos do seu celular, sempre se certificando de que a aplicação é a correta. Assim, você já garante uma barreira de proteção a crimes, já que os aplicativos oficiais são desenvolvidos com recursos para proteção da conta.
Nunca use o aplicativo do banco no celular de outra pessoa
Se você estiver fora de casa, sem acesso ao smartphone, evite usar os serviços da sua conta digital. Nunca entre no aplicativo do seu banco no celular de outra pessoa, mesmo que seja o celular de um parente ou amigo.
Não é possível prever as condições de segurança de outro aparelho e o quanto ele pode estar vulnerável a crimes virtuais. Então, se organize para sempre estar com o seu celular à disposição e evite entrar na sua conta pelo celular dos outros.
Suspeite de qualquer contato fora do aplicativo
A comunicação de bancos digitais acontece, na maioria das vezes, dentro do próprio aplicativo da conta. Caso haja necessidade de ligação, o banco sempre disponibiliza seus números oficiais para que os clientes conheçam.
Então, sempre que você receber uma ligação ou mensagem de um número desconhecido, suspeite! Mesmo que a abordagem lhe inspire confiança, não compartilhe dados na ligação ou mensagem. Primeiro, faça contato com algum canal oficial do seu banco.
Mantenha a senha atualizada e use a autenticação de dois fatores
Ter uma senha forte é importante, mas também é fundamental manter a senha atualizada. Faça a atualização da senha com frequência, trocando entre três e seis meses. Se correr um risco maior, mude a senha mensalmente.
Outra forma de deixar a conta mais segura é usar a autenticação de dois fatores. Diversos bancos digitais oferecem métodos de autenticação por criptografia, autorização por smartphone ou e-mail, múltiplas senhas ou códigos de segurança, então use!
Não compartilhe dados com outras pessoas
Os seus dados pessoais e bancários são valiosos, por isso nunca os compartilhe com outras pessoas. O ideal é que você se preserve, sempre evitando passar algum dado sem necessidade. Só compartilhe dados em atendimento com os canais oficiais do seu banco.
Não guarde informações bancárias no bloco de notas do celular
Lembre-se que você pode ter o celular roubado ou furtado a qualquer momento. Então, não anote suas informações bancárias e pessoais no aparelho. O bloco de notas será o primeiro lugar que o criminoso irá procurar para ter acesso a suas contas. Existem diversos aplicativos que permitem o armazenamento de senhas com segurança, o que é melhor do que deixar as senhas guardadas no celular.
Entre na sua conta digital diariamente
Por fim, a última dica é entrar na sua conta digital diariamente. Mesmo que você não tenha a intenção de utilizar nenhum serviço no dia, entre na conta e cheque os saldos e extratos da conta. Assim, você pode ter certeza de que está tudo certo. E caso aconteça algo de errado, você poderá agir rápido para minimizar os prejuízos.
Com as nossas dicas, você terá muito mais facilidade para deixar a sua conta digital mais segura. Assim, você usará os serviços com mais tranquilidade e sem se preocupar com possíveis vulnerabilidades aos seus dados e capital.





