Tendência crescente: Por que os gestores estão prestando mais atenção nos ativos de renda fixa no Brasil e nos EUA?

Picture of Primeira Hora

Primeira Hora

Pixabay/Ilustrativa

Tendência crescente: Por que os gestores estão prestando mais atenção nos ativos de renda fixa no Brasil e nos EUA?

Compartilhe:

Nos últimos anos, tem havido um aumento no interesse de gestores de investimentos por ativos de renda fixa no Brasil e nos Estados Unidos. Essa tendência pode ser atribuída a vários fatores, incluindo a busca por maiores retornos e diversificação de portfólio, além da volatilidade do mercado global.

No Brasil, a taxa básica de juros, a Selic, atingiu uma mínima histórica em 2020, levando muitos investidores a buscar alternativas de investimento com maiores retornos. Como resultado, muitos gestores de investimentos passaram a considerar a renda fixa local como uma opção atraente. Além disso, o país tem visto um aumento na emissão de títulos de dívida corporativa e governamental, o que amplia as oportunidades para os investidores.

Nos Estados Unidos, a volatilidade do mercado global tem sido um fator que levou muitos gestores de investimentos a olhar mais atentamente para a renda fixa local. As taxas de juros nos EUA têm sido historicamente baixas, mas com a recuperação econômica pós-pandemia, há expectativas de um aumento gradual nas taxas de juros nos próximos anos. Como resultado, muitos gestores de investimentos estão buscando oportunidades de investimento em títulos do Tesouro americano e em outros ativos de renda fixa.

Outro fator que impulsiona o interesse por ativos de renda fixa nos EUA é a busca por diversificação de portfólio. Com a crescente instabilidade geopolítica em todo o mundo, muitos investidores estão procurando diversificar seus investimentos além das fronteiras nacionais. A renda fixa americana é vista como uma opção atraente por muitos investidores globais, devido à sua liquidez e segurança.

Embora haja vantagens em investir em renda fixa local, também existem riscos a serem considerados. Um desses riscos é a possibilidade de flutuações na taxa de câmbio, que pode afetar a rentabilidade do investimento para os investidores estrangeiros. Além disso, como em qualquer investimento, há riscos associados a títulos de dívida, incluindo o risco de inadimplência e o risco de crédito.

Os gestores de investimentos estão prestando mais atenção nos ativos de renda fixa no Brasil e nos EUA devido a uma série de fatores, incluindo a busca por maiores retornos e diversificação de portfólio, além da volatilidade do mercado global. No entanto, é importante lembrar que qualquer investimento tem riscos e que os investidores devem avaliar cuidadosamente as opções de investimento antes de tomar decisões.

Deixe um comentário

Veja Também