Orientadoras sociais realizam visitas nas residências de famílias usuárias do SUAS em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Orientadoras sociais realizam visitas nas residências de famílias usuárias do SUAS em Várzea Grande

Compartilhe:

As orientadoras sociais da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande estão visitando, nesta semana, as residências das famílias usuárias do Sistema Único Assistência Social (SUAS) levando orientações, e ao mesmo tempo, identificando as necessidades das demandas das famílias assistidas. O trabalho também consiste na busca ativa para a inclusão de novos beneficiários nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Como explica a coordenadora da Proteção Básica, Bernadete Miranda, esse trabalho de orientação e de busca ativa consiste no levantamento de dados que servirão para o planejamento das ações da rede socioassistencial. “A nossa missão é fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos sociais cheguem até as famílias que realmente necessitam de atendimento por parte do poder público. Muitas famílias desconhecem os seus direitos e o nosso trabalho é justamente fazer essa orientação”, destacou.

A coordenadora destacou ainda o trabalho realizado pelas orientadoras sociais não se restringe somente ao auxílio de crianças e adolescentes, mas, também, a família como um todo. “Trabalhamos com grupos de crianças e adolescentes, grupo de pais e idosos com ações preventivas e proativas”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância do trabalho realizado pelas orientadoras sociais que realizam o acompanhamento das famílias inscritas no Cadastro Único e, a busca ativa a famílias que ainda não estão inseridas em nenhum programa social, para que possam ter assegurados os seus direitos e que sejam incluídas nos programas e serviços sociais. “O nosso trabalho consiste na aplicação de uma política de assistência social, mais inclusiva, de amparo e busca, principalmente, aos invisíveis”, completou.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp