Um fluxograma é uma imagem das etapas separadas de um processo em ordem sequencial. É uma ferramenta genérica que pode ser adaptada para uma ampla variedade de propósitos e pode ser usada para descrever vários processos, como um processo de fabricação, um processo administrativo ou de serviço ou um plano de projeto. É uma ferramenta comum de análise de processos e uma das sete ferramentas básicas da qualidade. Existem algumas regras para criação de fluxogramas, assim você terá uma organização de suas ideias e planos
Existem vários programas de fluxogramas disponíveis atualmente, desde mais básicos como o Visio da Microsoft, ou mais completos como o EdrawMax da Wondershare. Vejamos alguns outros exemplos mais abaixo numa lista organizada por nós.
Elementos que podem ser incluídos em um fluxograma são uma sequência de ações, materiais ou serviços que entram ou saem do processo (entradas e saídas), decisões que devem ser tomadas, pessoas que se envolvem, tempo envolvido em cada etapa e/ou medições do processo. Aqui vão algumas dicas para te nortear para que você crie um fluxograma de tomada de decisão em 5 etapas simples :
- Defina o processo a ser diagramado. Escreva seu título na parte superior da superfície de trabalho.
- Discuta e decida sobre os limites do seu processo: Onde ou quando o processo começa? Onde ou quando termina? Discuta e decida o nível de detalhe a ser incluído no diagrama.
- Faça um brainstorming das atividades que acontecem. Escreva cada um em um cartão ou nota adesiva.
- Organize as atividades na sequência correta. Quando todas as atividades estiverem incluídas e todos concordarem que a sequência está correta, desenhe setas para mostrar o fluxo do processo.
- Revise o fluxograma com outros envolvidos no processo (trabalhadores, supervisores, fornecedores, clientes) para ver se eles concordam que o processo foi desenhado com precisão.
Quando usar um Fluxograma?
Você pode usar para desenvolver a compreensão de funcionários ou terceiros de como é realizado um processo, ou as estruturas de uma empresa, projeto entre outros. Ele é bastante dinâmico e pode ser aplicado para melhorias pessoais, como definir datas de uma reforma na sua casa, ou uma mudança de hábitos. É muito fácil de desenvolver a compreensão de como um processo é feito com ele, ou estudar conteúdos de legislações ou conteúdos de uma prova ou um concurso.
Não se preocupe em desenhar o fluxograma de um “jeito correto”. Em última análise, o caminho certo é o caminho que ajuda você e todos os envolvidos a entender o processo para o qual ele foi elaborado. Identifique e envolva no processo de fluxograma todas as pessoas chave. Não designe um “especialista técnico” para desenhar o fluxograma. As pessoas que realmente executam o processo devem fazê-lo. Só assim ele será compreendido por todos que precisam compreendê-lo.
Agora que já sabemos os princípios básicos de um fluxograma, vamos agora aos melhores aplicativos atuais no mercado. Existem versões pagas e gratuitas, cabendo a você decidir qual melhor se aplica a sua necessidade.
- EdrawMax
Com um visual dinâmico e um layout bonito e de fácil entendimento, ele se mostra um dos melhores aplicativos pagos do mercado atualmente. Tanto pelo seu preço, ser um dos menores em comparação com outros aplicativos, ele possui um grande número de modelos, ícones e formas que transformam o Edraw num local de destaque, Com muitos recursos e funcionalidades, elementos gráficos, e uma grande quantidade de modelos pré-feitos, é o que se mostra o melhor custo-benefício para quem utiliza muito de fluxogramas e deseja investir em uma versão paga.
Integra-se com vários programas já conhecidos, como os do Office. Eles também têm uma oferta de integração não convencional, onde os parceiros OEM podem integrar as tecnologias Edraw com seus próprios fornecedores e distribuir esse pacote aos clientes como uma sublicença. Você também pode exportar seus desenhos para vários formatos de arquivo familiares, como Visio, PDF, Word, PPT, JPEG, HTML e muito mais.
2. Microsoft Visio
A biblioteca de elementos do Visio ajuda você a começar com muitas formas e modelos. Com os fluxogramas do Visio, vários membros da equipe podem trabalhar no diagrama ao mesmo tempo. Você pode conectá-los a dados em tempo real para que as alterações sejam refletidas por meio da formatação de forma aplicada. Uma versão web do software permite que você trabalhe em seus fluxogramas em qualquer lugar, em qualquer navegador. Porém, o Visio não possui muitas integrações de software, mas, é claro, ele se conecta ao Microsoft OneDrive.
3. Gliffy
Esse software é uma construção de diagramas baseada em arrastar e soltar, o que permite esboçar e compartilhar suas ideias de fluxogramas com pouco ou nenhum problema. Modelos e temas estão disponíveis para que você economize tempo e a capacidade de preservar e rastrear alterações garantirá que você nunca perca algo importante. Possui uma interface intuitiva, inclusive para importação de objetos; as formas se encaixam convenientemente na grade; as revisões podem ser revertidas em caso de erro e possui recursos fáceis de edição e compartilhamento. Uma paleta de personalização de cores mais ampla teria ajudado os gráficos a ter uma melhor visualização, principalmente em fluxogramas com muita coisa acontecendo visualmente. Além disso, o software estava um pouco bugado no navegador Google Chrome.
4. ClickUp
É uma poderosa plataforma de fluxogramas, que possui muitos recursos focados em colaboração, como documentos compartilhados e quadros brancos. Estes últimos têm os elementos integrados para permitir que você construa diagramas de fluxograma com um simples arrastar e soltar. Há duas maneiras de começar a trabalhar em seu fluxograma. A primeira é começar a pegar elementos e conectores da barra esquerda para construir seu processo do zero. A segunda é navegar pelos modelos disponíveis para você ao clicar no ícone da varinha mágica.
5. Cacoo
O programa é bastante fácil de aprender e navegar. É agradável de se ver e intuitivo de descobrir, mesmo para aqueles que não são super conhecedores de tecnologia. A riqueza de integrações disponíveis também torna possível se adaptar ao seu fluxo de trabalho. Eles também oferecem uma “caixa de sugestões” para ideias de qual aplicativo eles devem implementar na integração no futuro. O espaço da tela pode ser um pequeno problema para se navegar e utilizar o aplicativo, como a função de zoom desajeitada, por exemplo. No entanto, esta é uma crítica menor, considerando o que mais o software tem a oferecer. Mais algumas coisas que você pode querer observar incluem a incapacidade de salvar em formatos PDF e a capacidade de resposta instável do software em alguns dispositivos móveis.
Conclusão:
Assim, verificamos que a maior facilidade de uso se aplica ao Edraw, sendo uma das melhores características do software. É possível criar facilmente meus diagramas técnicos com a ajuda de modelos existentes e, eventualmente, economizar tempo. Além disso, o recurso de importar os outros formatos que são construídos em outras ferramentas facilita demais quem utiliza muito diagramas e fluxogramas. É fácil de exportar o diagrama para formatos como pdf ou jpg sem comprometer a qualidade. Faça você mesmo o teste e aproveite a versão gratuita que eles oferecem e abuse dos recursos.







