Um levantamento feito pelo Primeira Hora junto à Justiça Eleitoral, mostra que em muitas vezes, o eleitor rondonopolitano, costuma ir contra o resultado final das urnas.
Em 2016, por exemplo, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin teve na cidade mais votos do que o presidente eleito na época, Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, vale ressaltar que os dois são aliados e forma uma chapa para concorrer contra Jair Bolsonaro, que busca a reeleição.
Alkmin teve na cidade 41478 votos e Lula que foi eleito ficou com 40704.
Naquela mesma eleição, o eleitor local por outro lado, acompanhou o restante do eleitorado para senado e governo, onde Blairo Maggi e Jayme Campos foram os mais votados na cidade e vencedores no estado.
Em 2010, por outro lado, o eleitor local, acompanhou tendência nacional e preferiu votar em Dilma Rousseff, que venceu José Serra.
Vale lembrar que Dilma teve apoio de pesos pesados da política local como Blairo Maggi, por exemplo.
Para a disputa ao governo, na mesma eleição, Mauro Mendes, que ficou em segundo lugar na disputa, bateu Silval Barbosa, que foi eleito governador, pelo menos na disputa entre os eleitores locais.
Mendes 48684 votos contra 34655 de Silval na cidade.
Nas eleições de 2014, Aécio Neves venceu Dilma Rousseff em Rondonópolis. O tucano, teve no segundo turno, um total de 56103 contra 51420 de Dilma, contrariando o resultado nacional que deu Dilma.
Por outro lado, para governo, Pedro Taques foi o mais votado na cidade, repetindo o resultado do estado.
Para o senado, naquela oportunidade, o eleitor local, preferiu votar em Rogério Salles, que ficou em segundo lugar, e não no vencedor do pleito, Wellington Fagundes.
Salles teve na cidade 52887 votos contra 35859 de Fagundes, em Rondonópolis.
Nas eleições de 2018, o eleitor local, votou em Bolsonaro para presidente, dando a ele, a maior votação que um político já recebeu na história politica da cidade, com 74166 votos no segundo turno.
No senado, o eleitor local preferiu votar em Adilton Sachetti, que não venceu aquele pleito que teve na cidade, 61397 votos, superando a mais votada no estado, Selma Arruda e o segundo mais votado Jayme Campos, e para governo, o rondonopolitano deu a Wellington Fagundes 38683 votos, superando Mauro Mendes, governador eleito, que teve na cidade, 31452.





