Rondonópolis irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose da AstraZeneca atrasada

Picture of Primeira Hora, com Assessoria

Primeira Hora, com Assessoria

Divulgação

Rondonópolis irá vacinar com Pfizer quem tem 2ª dose da AstraZeneca atrasada

Compartilhe:

Uma reunião entre o prefeito José Carlos do Pátio e a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta-feira (4), definiu que quem estiver com a 2ª dose da vacina Astrazeneca atrasada poderá se vacinar com a Pfizer. Outra decisão que saiu da reunião realizada no Palácio da Cidadania foi que os 10 leitos de UTIs, instalados pelo município no Hospital Municipal Dr. Antônio Santos Muniz (Retaguarda) para o atendimento exclusivo de pacientes Covid-19, irão se tornar “gerais” a partir de agora.

“Tomamos duas decisões importantes na reunião com o prefeito.  Uma diz respeito ao andamento do cronograma de vacinação. Para que Rondonópolis siga avançando na imunização contra a Covid-19 e possamos completar a cobertura vacinal da nossa população, quem estiver com a 2ª dose da vacina Astrazeneca atrasada poderá se vacinar com Pfizer. Como a vacinação está mostrando os resultados positivos com a redução dos casos de óbitos e de internações no município, as UTIs exclusivas Covid-19  instaladas no Hospital de Retaguarda se tornarão “gerais” a partir desta quinta-feira. Não serão desativadas, vamos utilizá-las para reforçar o nosso sistema de saúde pública”. disse o secretário.

Ele destacou que no fim de semana o município zerou as internações em leitos de UTI específicos do Hospital de Retaguarda para atender pacientes com o novo coronavírus. “Então, com a redução dos casos  de infecção pelo novo coronavírus na cidade, ocasionada pelo o avanço da vacinação, decidimos realocá-los (leitos de UTI exclusivos Covid-19 do Hospital de Retaguarda)  para “gerais”, visando reforçar o atendimento aos pacientes de nossa cidade  com outras doenças e de urgências”.

Vinicius  comentou ainda que a decisão do município de  vacinar com Pfizer quem estiver com a segunda dose da AstraZeneca atrasada visa amenizar os transtornos causados pelo não envio das doses do imunizante produzido pela Oxford/FioCruz  por parte do Ministério da Saúde.

Conforme dados da Secretaria, em Rondonópolis tem hoje cerca de oito mil pessoas com a imunização atrasada pela falta de doses nos postos de saúde. “Tomamos esta decisão para que cronograma de imunização siga avançando e garantir o esquema vacinal completo de muitos rondonopolitanos que aguardam o envio para o nosso município de novos lotes do imunizante da Astrazeneca”.

Deixe um comentário

Veja Também