O governador Mauro Mendes e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciaram na tarde desta quarta-feira (10) novas medidas que serão adotadas para o combate da pandemia da Covid-19, em Mato Grosso.
Mauro afirmou que até quinta-feira (11) será ratificada a criação de 160 novos leitos de UTI para Mato Grosso. Na região sudeste, serão instaladas 20 em Rondonópolis e 10 em Primavera do Leste.
O gestor confirmou a instalação de 500 novos leitos clínicos para todo o Estado em parceria com os municípios. De acordo com o governador, todos os leitos terão suporte ventilatório. “Nós queremos evitar que o mato-grossense tenham piora no seu quadro. Muitos do paciente se forem tratados adequadamente com a oxigenoterapia, com os remédios que o médico vai prescrever ele não vai evoluir muitas vezes para um quadro mais crítico, não demandando UTI, que hoje nós temos grande dificuldade”
Também foi anunciado a criação de 150 leitos home care de retaguarda, 500 mil testes rápidos, entre outras medidas.
Outra medida foi o pagamento para os municípios dos créditos de valores da Saúde pendentes de 2016 a 2018 deixados pela gestão anterior, no montante total de R$ 69,8 milhões. Conforme o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esse repasse deverá ser usado pelos prefeitos na atenção primária.
Também serão repassados outros R$ 6,2 milhões aos municípios, a título de antecipação dos valores destinados à atenção primária, regionalização, Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Implementação dos Consórcios (PAICI), farmácia básica e diabetes de mellitus.
Primeira Hora, com informações da Secom-MT






