Projeto de Maluf proíbe venda de papel utilizado em transações bancárias

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Projeto de Maluf proíbe venda de papel utilizado em transações bancárias

Os papéis utilizados em aparelhos de fax, notas fiscais, máquinas de cartão de crédito e extratos bancários podem ter a venda proibida em Mato Grosso. Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), que veta a comercialização e uso de papéis termosensíveis (papel térmico), que contenham Bisfenol – A (BPA) em sua composição.

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), a utilização do papel térmico que tenham Bisfenol A pode resultar em risco de alguns tipos de câncer, alterações no sistema endócrino, no funcionamento da tireoide, problemas neurológicos, crescimento da próstata, disrupção do sistema dopaminérgico, anomalias no sistema reprodutor, além de provocar aborto, prematuridade, restrição ao crescimento intrauterino e induzir a asma.

“Diante disso, espera-se que a emissão e manuseio de recibos em papel termosensível, que atualmente é feito pelos estabelecimentos comerciais e instituições financeiras, principalmente a rede bancária, seja definitivamente proibida em Mato Grosso, pois não é um papel ecológico e pode colocar em risco a saúde da população que o manuseia diariamente”, afirmou Maluf.

O deputado Maluf é o autor da Lei Estadual 10.014, de dezembro de 2013, que proibiu a fabricação e comercialização em Mato Grosso, de mamadeiras e demais produtos à base de plástico que contenham em sua composição, a substância denominada Bisfenol A (BPA).

No país, a Anvisa proibiu, dois anos antes, o uso do Bisfenol A nas mamadeiras, bicos de mamadeiras e chupetas pelos riscos potenciais à saúde de crianças.

O composto químico usado na fabricação de policarbonato, o qual é utilizado na fabricação da maioria dos plásticos rígidos e transparentes e na fabricação de papéis termosensíveis, já são proibidos no Canadá, China e vários estados dos Estados Unidos e países da Comunidade Europeia.

Penalidades – Se aprovado o projeto pelos demais parlamentares e sancionado pelo governo estadual, o descumprimento do disposto na lei implicará em advertência, multa e interdição do estabelecimento. A lei entra em vigor 180 dias após a sua publicação.

+ Acessados

Veja Também