Agricultor familiar Carlos Bispo pode fazer história na política de Rondonópolis

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Agricultor familiar Carlos Bispo pode fazer história na política de Rondonópolis

Compartilhe:

O município de Rondonópolis pode escrever mais um belo capítulo em sua história política no dia 15 de novembro. O pequeno produtor e líder comunitário rural Carlos Bispo pode ser o primeiro vereador eleito da agricultura familiar.

O candidato, natural do interior de São Paulo, foi criado na zona rural, mas quando chegou em Mato Grosso foi obrigado a abandonar o campo e trabalhar na construção civil.

“Cheguei em Rondonópolis com 18 anos e sem oportunidades na roça tive que mudar para cidade. Fui para as obras trabalhar como servente de pedreiro, virei mestre de obras, com muito suor consegui montar uma pequena empresa material de construção de segunda-mão. Com a graça de Deus, depois de anos de luta, voltei para o campo meu lugar de sempre e aqui estamos até hoje”.

Desde 2010, Bispo mora no assentamento São Francisco na região da Gleba Cascata. O produtor é presidente da Associação de Moradores do Vale do Berigue, uma região com mais de 300 famílias. Acostumando com enfretamentos, o candidato conseguiu viabilizar reformas de pontes e estradas vicinais, que ficaram vários anos intransitáveis. Hoje a região é modelo tanto na produção, quanto também na organização do escoamento.

“Hoje somos referência na produção de farinha, banana, milho, hortaliças, pecuária de corte e de leite. Isso é fruto de um trabalho que fizemos de união entres os pequenos produtores e também de uma grande parceria com nosso amigo deputado estadual Thiago Silva. Tenho muito orgulho de afirmar que hoje somos referência de produção no sudeste de Mato Grosso”.

A liderança do meio rural ainda traz em sua cartilha de compromissos ampliação de convênios com a Empaer, Embrapa, Senar, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários.

Carlos Bispo também está empenhando em oferecer melhorias para o atendimento da saúde e educação para homem do campo. “Quanto mais o agricultor ficar na sua terra mais ele produz. Hoje muitos precisam sair de suas propriedades para procurar um médico na cidade. Em muitos casos isso interfere na semana inteira de trabalho ou até mais. Nossa proposta é para que os postos de saúde fiquem abertos com mais frequência e que profissionais da saúde como técnicos de enfermagem sejam região. Com relação a educação, nossa luta será pela viabilidade de convênios com UFR, Unemat, IFMT e Sitema S. Dessa forma as comunidades rurais viabilizariam a estrutura física e pedagógica de ensino e as instituições disponibilizariam os educadores. Assim nossos filhos não precisariam sair do campo para estudar na cidade. Esse projeto é prioridade, já temos algumas conversas”, completa.

O candidato a vereador Carlos Bispo, 42, é casado há 18 anos com Viviane Aparecida Viana Bispo, pai de duas filhas, Ana Carla Viana Bispo e Ana Beatriz Viana Bispo.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também