Zé Domingos quer a reabertura de sala destinada ao parto humanizado

Redação PH

Redação PH

prédio da almt vai receber iluminação diferenciada em outubro

Zé Domingos quer a reabertura de sala destinada ao parto humanizado

O deputado estadual José Domingos Fraga (PSD)indicou à Secretaria de Estado de Saúde (SES)a reabertura da sala destinada ao “parto humanizado”, no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, bem como a realização da reforma necessária no local, motivo pelo qual a sala foi interditada.

O parlamentar afirmou que o objetivo da proposta é garantir a opção de escolha da mulher e incentivar o aumento dos partos humanizados. Zé Domingos comenta a luta pela reabertura da sala e se mantem confiante que seu pedido será atendido.

“O local está fechado desde outubro de 2014 devido a falhas de engenharia, que ocasionaram infiltração, rachaduras e comprometimento da infraestrutura da ala”, explica o deputado.

Uma das grandes preocupações do parlamentar, e que foi apontada pela normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é o risco que mães e recém-nascidos ficam sujeitos às cesáreas, uma vez que a cirurgia aumenta em 120 vezes a probabilidade de doenças respiratórias na criança e três vezes o risco de morte da parturiente.

“A escolha do parto deve ser da gestante. Mas é preciso motivar o parto humanizado, uma vez que traz mais benefícios à saúde da mulher e do bebê. A cesariana deve ser utilizada apenas como recurso para salvar vidas, uma vez que nem sempre a mulher ou a criança possui condições físicas para dar sequência ao parto normal”, justifica o deputado.

Apoio

José Domingos apresentou em abril de 2015 o Projeto de Lei nº 139/15, na Assembleia Legislativa (ALMT), que incentiva mulheres a optarem pelo parto normal. O projeto aguarda a segunda votação plenária, e se aprovado implantará em Mato Grosso a campanha em prol do parto normal, estabelecendo seus princípios, suas diretrizes e o direito da gestante a um Plano Individual de Parto.

+ Acessados

Veja Também