O Papa Francisco apresentou resultado negativo em um exame médico para detectar uma possível infecção com o novo coronavírus, de acordo com o jornal italiano Messagero. Doente, o pontífice cancelou compromissos por três dias seguidos e, inclusive, desistiu de participar pela primeira vez do retiro quaresmal de seis dias em Ariccia, ao sul de Roma.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, não fez comentários sobre a divulgação da informação. Na semana passada, o pontífice de 83 anos – que teve parte de um dos pulmões removido devido a uma doença décadas atrás – cancelou uma missa e algumas audiências por conta de uma “leve indisposição”.
No domingo (1º), ele fez a sua primeira aparição pública e afirmou que estava resfriado. Durante a bênção do Angelus, celebrada na Praça de São Pedro pela varanda do Palácio Apostólico, o Papa teve dois acessos de tosse.
Ele também anunciou que não participaria de um retiro espiritual quaresmal de seis dias com a cúria em Ariccia, sendo esta a primeira vez que o líder católico se ausenta do evento.
O Papa adoeceu em um momento de epidemia do coronavírus na Itália. Por ali, 52 pessoas já morreram e o número de casos ultrapassa dois mil, fazendo com que o país enfrente a sítuação mais séria da epidemia na Europa.





