Formado por servidores da Presidência, secretários, auditores e técnicos de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o Comitê Técnico de Controle Externo realizou nesta quarta-feira (06/12) a última reunião ordinária de 2018.
Em pauta, o balanço das principais atividades desenvolvidas durante o ano de 2018 e a definição das diretrizes para 2019.
O secretário-chefe da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), Volmar Bucco Júnior, explica que a reunião do comitê é uma oportunidade de verificar se o TCE-MT está alinhado aos padrões de qualidade identificados em outros Tribunais do país, que servem como referência às ações desenvolvidas no Estado. “A reunião acontece em um momento importante, já que estamos no encerramento do exercício e discutindo nossas ações para 2019, destacou.
Também foram divulgadas algumas regras do primeiro plantão de recesso de final de ano a ser implantado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, a partir de 24 de dezembro. Segundo a secretária-geral da Presidência, Risodalva Beata de Castro, a equipe de plantão irá atender pedidos de medidas cautelares, recursos de agravo contra julgamento singular que delibera sobre medidas cautelares e denúncias urgentes. Também vai funcionar um sistema de suporte e atendimento relativo ao Aplic.
O Comitê deliberou ainda pela reformulação do fluxograma do “Programa Visita às Escolas”, para que as melhorias que constam do plano de ação dos gestores, elaborado em conjunto com os diretores das unidades escolares, sejam aplicadas no mesmo ano escolar.
Secretária da Secex de Educação e Segurança, Patrícia Lozich explicou que neste programa o Tribunal de Contas vai até a escola, faz uma inspeção in loco da estrutura física da unidade, interage com professores e alunos, e aponta as irregularidades existentes.
Esse relatório é enviado ao gestor, que elabora um plano de ação, a ser aprovado pelo TCE-MT, das ações que visam corrigir as falhas. “Nosso objetivo é otimizar o nosso trabalho, de forma que possamos visitar mais escolas”, observou Patrícia.
Presente à reunião, o chefe de gabinete da Presidência, Glauber Tocantins, ressaltou a preocupação do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, com o macro, e que ele determinou a participação da gestão nas reuniões dos três comitês, quais sejam: Comitê de Controle Externo, Comitê de Gestão de Qualidade e Comitê dos Gabinetes.
“Essa é a maneira da Presidência incentivar e ajudar na implementação de todas essas boas práticas que estão sendo desenvolvidas no Tribunal de Contas de Mato Grosso”.





