A eficiência da realização de auditorias concomitantes para a melhoria da qualidade do atendimento à saúde pública, os resultados das auditorias operacionais de sustentabilidade da administração pública.
Assim como as auditorias de meio ambiente, foram os temas abordados na Oficina Saúde e Meio Ambiente, realizada na tarde desta terça-feira (04.09) durante o 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo, evento promovido pelo TCE-MT em parceria com a Atricon, com apoio da Audicon.
O procurador William de Almeida Brito Júnior, do MPC-MT, presidiu a mesa, que teve como palestrantes os auditores de controle externo Tarsila Ely Tramontin Batista, do Tribunal de Contas do Distrito Federal; o auditor federal de controle externo do TCU, Marcelo Orlandi Ribeiro; e o conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro.
A auditora do TC-DF, Tarsila Tramontin, abordou a experiência bem sucedida da realização de auditoria concomitante no sistema de classificação de risco nas urgências e emergências para atendimento médico em hospitais públicos do Distrito Federal em 2016.
O auditor do TCU, Marcelo Orlandi Ribeiro, apresentou os resultados da realização de auditoria operacional de sustentabilidade na administração pública federal e seus impactos na qualidade da gestão dos fiscalizados.
Fechando a oficina, o conselheiro Júlio Pinheiro, do TCE do Amazonas, abordou a experiência daquele órgão de controle externo nas auditorias de meio ambiente e sua repercussão na gestão de parques e áreas de conservação naquele estado.
Para o procurador William Brito Júnior, a oficina, uma das mais concorridas deste segundo dia do evento, permitiu conhecer cases de sucesso que complementam, consolidam e ampliam os conhecimentos já acumulados pelos participantes.
“Os temas tratados nesta oficina, saúde e meio ambiente, são muito importantes, pois impactam fortemente na vida das pessoas. Por isso, é fundamental que sejam tratados de forma profunda e cuidadosa pelos órgãos de controle externo”.
“E estas experiências exitosas nos ajudam a ter uma visão mais ampla e nos oferecem estratégias que já se mostraram bem sucedidas nas ações de fiscalização e controle destas políticas públicas”, destacou.
As palestras proferidas durante todo o evento estarão disponíveis no Portal da instituição a partir da próxima semana. Todos os trabalhos serão reunidos em um e-book, a ser lançado em novembro, durante o Congresso Nacional dos Tribunais de Contas.





