Cometer erros ao aprender inglês é completamente normal e isso também vale para o inglês de negócios, conhecido também como Business English. E foi pensando nisso que criamos um conteúdo completo explicando os erros comuns em inglês no mundo dos negócios e como evitá-los com várias dicas.
Dessa forma, vai ser muito mais simples se comunicar no inglês de negócios sem precisar se preocupar em cometer esses erros.
Então, quer saber quais são os erros comuns em inglês no mundo dos negócios e como evitá-los? É só conferir até o conteúdo que preparamos especialmente para você!
Uso de linguagem casual
O erro mais comum em inglês no mundo dos negócios é usar a linguagem casual. Isso porque, mesmo que seja bem comum para nós brasileiros, que somos mais amigáveis, usar linguagem casual em inglês, principalmente no mundo dos negócios, não é muito bem visto.
Então, uma dica para não cometer esse erro é sempre manter sua linguagem mais formal, tanto em e-mails quanto em reuniões e até mesmo na hora de se dirigir a colegas de trabalho.
E para aprender a linguagem formal e adequada para o ambiente de negócios, uma dica é conferir modelos prontos de e-mails e praticar criando os seus próprios e-mails. Além disso, você também pode entender mais sobre a linguagem utilizada em conversas no ambiente de negócios assistindo apresentações ou programas de negócios, como por exemplo o Shark Tank.
Uso incorreto dos tempos verbais
O segundo erro mais comum em inglês no mundo dos negócios é fazer o uso incorreto dos tempos verbais. Isso acontece principalmente com o uso incorreto do presente simples e no lugar do uso do presente contínuo, como no exemplo abaixo:
“I am working with this company for five years” ao invés de “I have been working with this company for five years”.
Note que, o presente contínuo é usado para se referir a uma ação que continua no momento da fala, como o fato da pessoa no exemplo estar trabalhando em determinada empresa a 5 anos.
E para evitar esses erros, uma dica é focar nos estudos de gramática e praticar os diferentes tempos verbais com exercícios, identificando qual é a melhor opção de acordo com o momento da ação.
Erros com falsos cognatos
O terceiro erro comum em inglês no mundo dos negócios diz respeito aos chamados falso cognatos, que são palavras que parecem e soam de formas semelhantes em dois idiomas, mas que possuem significados diferentes.
Por exemplo, a palavra actual significa real e não atual. O mesmo acontece com pretend, que significa fingir e não pretender.
Então, uma dica para não cometer esses erros, principalmente no ambiente de trabalho, é sempre conferir o significado e até mesmo a tradução de qualquer palavra que você está com dúvida. Outra opção é fazer um glossário com todos os falsos cognatos que você conhece, de forma a memorizar o seu significado e não correr o risco de errar em uma reunião de negócios.
Erros com preposições
O quarto erro mais comum em inglês no mundo dos negócios é errar o uso das preposições, uma vez que elas possuem regras específicas dependendo do contexto, como para datas, locais e horários.
Por exemplo, na frase “I will send it in Monday” o correto seria fazer o uso da preposição on, já que se trata de uma data específica, no caso Monday. Para entender a forma correta de usar as preposições, uma dica é conferir o uso de cada uma delas e criar algumas frases de exemplo para memorizar cada uma delas.
E se você perceber que continua errando as preposições, pode usar um livro didático sobre o assunto ou escolher um curso de Business English para aprender inglês online.
Confusão com palavras homófonas
O quinto erro comum em inglês no mundo dos negócios que você precisa evitar é fazer confusão com palavras homófonas, ou seja, palavras que soam de forma bem semelhante. Um exemplo bem comum de palavras homófonas que podem causar confusão são: Their (deles), There (lá) e They’re (eles estão), principalmente para quem ainda está aprendendo o idioma.
E para evitar essa confusão, a melhor opção é prestar atenção ao contexto para identificar a palavra correta. Outra opção é treinar a sua compreensão auditiva, de modo a conseguir identificar as pequenas diferenças na pronúncia de cada uma delas.
Uso de expressões idiomáticas traduzidas
O sexto erro mais comum em inglês no mundo dos negócios que você deve evitar a qualquer custo é usar expressões idiomáticas traduzidas. Por exemplo, sabe a expressão “pagar o pato” ou então “tirar o cavalinho da chuva”?
Elas fazem sentido apenas em português, então traduzir essas expressões idiomáticas vai no máximo criar uma situação constrangedora. Além disso, o uso de expressões idiomáticas pode não ser muito adequado para o mundo dos negócios, uma vez que se trata de um local onde se utiliza a linguagem formal.
Pontuação
O sétimo e último erro mais comum em inglês no mundo dos negócios é com a pontuação, principalmente com a falta ou com o excesso de vírgulas. Isso acontece principalmente em casos onde não há uma prática suficiente da escrita, e isso pode afetar bastante a forma como uma informação é transmitida.
E para evitar esse erro com a falta ou o uso excessivo de vírgulas em e-mails de trabalho ou em documentos é muito simples. Você só precisa ler esses conteúdos em voz alta para identificar onde pausas são necessárias, colocando uma vírgula em cada uma delas.
Agora você já sabe quais são os erros comuns em inglês no mundo dos negócios. Então que tal colocar tudo que aprendeu em prática agora mesmo para não cometer esses erros?





