18º GAC celebra 111 de criação em Rondonópolis

Divulgação

O 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), celebra os 111 anos de história no Brasil nesta sexta-feira (29) com inauguração de placa, solenidade militar e coquetel comemorativo. A tradicional Unidade de Artilharia está instalada em Rondonópolis há 44 anos.

Dentro do cronograma de comemorações haverá a inauguração de placa no pavilhão às 9 horas, solenidade militar no 18º GAC às 9h30 e para fechar com chave de ouro, coquetel comemorativo às 10h30 no refeitório do 18º GAC.

A cerimônia contará com a presença de autoridades civis e militares convidadas e familiares dos militares do Grupo, sediado às margens da BR-364, sendo aberta para a sociedade rondonopolitana que apoia a Organização Militar em suas diversas atividades no município.

Mais informações sobre a solenidade podem ser obtidas por meio do telefone (66) 3423-1997 ou e-mail [email protected].

História

João de Oliveira Mello, 2º Tenente de Artilharia, formou, com seus 80 comandados, intransponível muralha, nos dias 27 e 28 de dezembro de 1864, resistindo ao ataque de 1.400 soldados Guaranis! Na Retirada Gloriosa, de Corumbá a Cuiabá, conduziu meio milhar de militares civis que seguiam as pegadas do ínclito líder e herói.

Cuiabá lhe deu Coroa de Louros da Vitória! E deste chão de Mato Grosso, de Rondonópolis, ungido com o suor e lágrimas dos seus seguidores ergueu-se este glorioso Grupo, que lhe perenizará a memória numa exortação às gerações a seguir-lhe o exemplo. Doravante, o 18º GAC será o Grupo General Mello Bravo.