11 Erros ao enviar um currículo para não cometer jamais

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels.com

11 Erros ao enviar um currículo para não cometer jamais

Compartilhe:

Quem busca por emprego precisa tomar alguns cuidados para não cometer erros ao enviar um currículo. O CV precisa estar bem escrito e revisado, assim como a mensagem que acompanha o documento. 

As empresas estão cada vez mais criteriosas na hora de fazer a triagem curricular. Segundo dados do Guia Salarial 2023, elaborado pela consultoria Robert Half, 70% dos recrutadores acreditam que será mais difícil encontrar profissionais qualificados no próximo ano. 

O primeiro passo para se diferenciar dos concorrentes é elaborar um currículo exemplar, capaz de despertar o interesse de qualquer empregador. Contudo, não adianta o CV ser perfeito e o envio ter vários equívocos. Isso pode colocar a sua candidatura em risco. 

Para ajudar os leitores, o Primeira Hora separou alguns erros para não cometer em hipótese alguma no envio do CV. Confira!

Principais erros na hora de enviar um currículo

1 – Não revisar o CV antes de enviar

Antes de mandar o currículo por e-mail ou cadastrá-lo em uma base de dados, é muito importante revisar o texto e a formatação do documento. Verifique se os dados estão corretos, além disso, faça a correção de possíveis erros ortográficos e de digitação. 

No processo de revisão, você consegue se prevenir de outros erros que envolvem a elaboração do CV, como é o caso do uso de fontes difíceis de ler ou excesso de informações. 

2 – Não salvar o arquivo em PDF

Jamais envie um currículo com formato .DOC, pois ele pode ter a formatação corrompida e até mesmo ser editado por terceiros. A forma mais segura é salvar o documento em PDF, um tipo de arquivo leve, fechado e altamente recomendado. 

3 – Enviar o mesmo currículo para várias empresas

Você elaborou um currículo básico e agora está aplicando ele para várias vagas? Errado. O ideal é editar o conteúdo do CV para cada candidatura, considerando as habilidades e experiências que cada vaga mais valoriza. 

4 – Enviar currículo por WhatsApp

Se a empresa não recomendar o envio do CV por WhatsApp, jamais faça isso. Antes de tudo, vale a pena entender como funciona a candidatura e não se precipitar com a escolha deste canal. 

É uma prática do mercado de trabalho cadastrar o currículo online ou enviá-lo por e-mail. Encaminhar documentos em mensagens instantâneas pode parecer um pouco invasivo. 

5 – Não escrever o assunto do e-mail

O primeiro passo para encaminhar o CV por e-mail é escrever um assunto auto explicativo para a mensagem. Escreva a palavra “Currículo” ou “Candidatura”, o nome do candidato e a vaga pretendida. 

Veja um exemplo: 

Currículo: Leandro Ferreira – vaga de auxiliar administrativo

6 – Não escrever o corpo do email 

Saber como enviar currículo por email nem sempre é fácil, pois não existe uma única maneira de utilizar o canal. De qualquer forma, o candidato deve se pautar nas boas práticas que envolvem a escrita de um e-mail profissional. 

O currículo em PDF seguirá em anexo, mas o corpo da mensagem não deve ficar vazio. Portanto, deve existir um bom texto para enviar currículo por email.

Para começar, escreva uma saudação educada e elabore um parágrafo de apresentação.Em poucas palavras, repita o seu nome e a vaga pretendida.

Em seguida, destaque as qualificações e as principais experiências profissionais anteriores – aquelas que podem contribuir com o novo emprego.

Por fim, no último parágrafo, agradeça a oportunidade de se candidatar e coloque-se à disposição para tirar dúvidas. 

7 – Não considerar o anúncio da vaga

O anúncio da vaga de emprego é responsável por definir o conteúdo da mensagem do e-mail e do próprio currículo. Então, verifique quais são as habilidades desejadas pela empresa e destaque-as no seu perfil profissional. Faça isso com estratégia e sem contar mentiras. 

8 – Não ter um e-mail profissional

Um e-mail profissional, geralmente do Google ou do Outlook, possui o seu nome e sobrenome. Portanto, para não criar uma situação embaraçosa, evite a combinação de termos complicados ou engraçados no seu endereço eletrônico. 

Além disso, ter uma assinatura de e-mail habilitada, com o seu nome, telefone de contato e links para as redes sociais, também é uma sugestão interessante, que complementa o currículo. 

9 – Errar o nome do destinatário, da empresa ou da vaga

Quem procura por emprego sabe que esta tarefa é muito exaustiva. Vários currículos são enviados por dia, por isso é muito comum errar o nome do destinatário, da empresa ou mesmo da vaga na hora de efetuar a candidatura por e-mail. 

Para evitar este problema, que causa uma péssima impressão no recrutador, preste atenção na nomenclatura da oportunidade que você deseja ocupar. Além disso, verifique se o nome da pessoa que receberá a mensagem foi escrito corretamente. O mesmo vale para o nome da empresa. 

10 – Esquecer o anexo

Parece estranho, mas muitos profissionais se esquecem de adicionar o PDF do currículo como anexo antes de encaminhar a mensagem. Assim, o e-mail chega vazio à caixa de entrada do recrutador, sem fazer qualquer sentido. 

11 – Enviar o currículo várias vezes

Por fim, aqui está um erro muito comum entre os impacientes: enviar o currículo para a mesma empresa várias vezes. Isso causa uma impressão horrível, pois sinaliza que você é ansioso e sem qualquer noção sobre o tempo do processo de seleção. 

A falta de retorno costuma deixar qualquer candidato desesperado, mas procure manter a calma. Na maioria das empresas, a triagem dura de 15 a 20 dias.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também