SES realiza Feira Sustentável de alimentos orgânicos e agroecológicos

0

No dia 17 de maio, quinta-feira, entre 15 e 18 horas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizará a Feira SUStentável de alimentos orgânicos e agroecológicos, em frente ao prédio da secretaria e aberto para todos os trabalhadores e visitantes do Centro Político Administrativo.

O projeto que é desenvolvido pela Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição da COPHS – Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, da Superintendência de Atenção à Saúde/SES/MT.  A proposta dos técnicos da alimentação e nutrição é realizar a Feira SUStentável todas as quintas-feiras e sempre no período da tarde.

O projeto piloto da feira foi realizado em 2017 e foi bem recebido pelos servidores, inclusive atraiu servidores de outras secretarias e instituições de outros poderes públicos instalados no Centro Político Administrativo, explicou o técnico da SES/MT, Rodrigo Carvalho, que coordena o projeto.

“Diante desse resultado positivo decidiu-se pela continuidade da feira, mas desta vez, de forma contínua e mais abrangente. A feira representa a continuidade de um trabalho que já vem sendo realizado internamente na SES/MT e que envolve ações de orientação e de educação alimentar. Com a feira será possível proporcionar aos servidores e visitantes do CPA um espaço permanente para adquirir e consumir alimentos saudáveis” enfatizou Carvalho.

O projeto conta com a participação dos estagiários de Nutrição Social da UFMT que estarão orientando e indicando os produtos saudáveis, durante a feira, uma ação fortalecedora do que já vem sendo realizado pelos técnicos da Gerência de Saúde e Segurança que desenvolve ações voltadas para a saúde do trabalhador, no nível central da SES.

Parcerias

Para a realização da Feira SUStentável, a Secretaria de Estado de Saúde contará com a participação de produtores da agricultura familiar e de confeitaria artesanal. Estarão expondo e comercializando seus produtos a Cooperativa Central de Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana – Coopercentral, que representa oito cooperativas singulares que coordena a produção e o comércio de alimentos produzidos por 720 famílias.

A Coopercentral vai instalar dez bancas padronizadas e fornecidas pela SEAF – Secretaria de Agricultura Familiar, para a comercialização de 45 diferentes produtos divididos, entre frutas, verduras e legumes. São alimentos produzidos nos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães.

De acordo  com o presidente da Coopercentral, Luís Carlos Souza Ponce os agricultores estarão comercializando produtos artesanais como a farinha, a rapadura e o melado de cana. Os alimentos produzidos em Poconé são 100% orgânicos e dos outros municípios são agroecológicos, explicou o presente da cooperativa.

A Feira SUStentável vai ofertar a castanha do Pará, que é produzida por quarenta famílias de agricultores da Cooperativa Amazônia Juruena – ANCA. O representante comercial da cooperativa, Luiz Akerley disse que essa será a primeira vez que o produto será exposto e comercializado em uma feira específica para os servidores públicos do Estado. A expectativa de abertura de mais um importante espaço de comércio da castanha é grande para os cooperados, informou Akerley.

Os servidores e visitantes do Centro Político Administrativo também terão a oportunidade de adquirir produtos de confeitaria vegano e orgânico sem a adição de açúcar, com o uso de farinha integral e sem glúten. A fabricante de confeitaria artesanal Dile Confeitaria, Márcia Rodrigues Ramos vai expor e comercializar bolos, pães e pizzas feitos com farinha integral orgânica na Feira SUStentável.