Servidores da Setas conhecem canais para prevenção da corrupção

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Servidores da Setas conhecem canais para prevenção da corrupção

Os servidores da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) participaram na tarde de segunda-feira (03.04) do evento “Promoção da Cultura de Integridade Pública”, no Espaço Cultural Liu Arruda do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Centro Político e Administrativo. O evento faz parte da implementação do Programa de Integridade no Serviço Público, desenvolvido pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC). A Setas é pioneira nesta ação em todo o país.

O evento abordou diversos canais que auxiliam a promoção na Transparência Pública, controle social e prevenção da corrupção. Além do Programa de Integridade, foi apresentado o Portal Transparência do Governo do Estado, o Canal de Denúncias, a funcionalidade do GTCC, além de uma palestra sobre “A corrupção no serviço público”, ministrada pelo conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Moisés Maciel.

Participaram do evento cerca de 200 servidores, entre eles o titular da Setas, Max Russi, e todos os secretários adjuntos da pasta. Um dos princípios do Programa de Integridade é o envolvimento dos cargos de liderança da secretaria. “Estamos muito empenhados em desenvolver esse trabalho na Setas. Contamos com um grupo de servidores dedicados, em sua grande maioria servidores de carreira, que prezam pela boa reputação da secretaria. Estamos priorizando essa questão do Programa de Integridade e eventos como esse só contribuem para o aumento da transparência e do controle social”, destacou Max Russi.

O secretário de Transparência e Combate à Corrupção, Fausto José Freitas da Silva, enfatizou que o preço da corrupção é muito caro e sempre é cobrado de toda a população, com a precarização do serviço público devido aos desvios e má aplicação do recurso público. “O cidadão é o grande prejudicado com a corrupção. O Gabinete foi criado para trazer mais transparência as ações e ser mais um canal de apoio para o servidor e toda a população. Criamos o Canal de Denúncia, com ele é possível, de forma anônima, fazer denúncias de atos ilícitos e que andam fora da probidade. Temos o apoio de várias instituições para qualificar essas denúncias. Outra forma de acompanhar o estado é ter acesso aos gastos públicos, para isso reformulamos o Portal Transparência, que é a maior ferramenta de controle social que o cidadão tem ao seu inteiro dispor”, informou o secretário.

O conselheiro do TCE, Moisés Maciel, que preside a Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso, com cerca de 14 instituições, destacou a responsabilidade dos servidores públicos no combate à corrupção nos órgãos públicos em que são lotados. Segundo o conselheiro, a corrupção é responsabilidade de todos, pois para acontecer ela precisa de um conluio entre o corruptor e o corrompível. “O corrupto só existe porque conta com o silêncio de quem está próximo. Infelizmente, no Brasil, temos um cultura de que o problema é sempre do outro, nunca é nosso. Aqui não se ensina nas escolas e nem em casa como ocorre nos países nórdicos, por exemplo, quando vemos um crime ser cometido ficamos calados, somos tão responsáveis pelo ilícito quanto quem o cometeu", explicou Moisés Maciel.

A servidora Joelma Magalhães avaliou como positiva a iniciativa, principalmente pelo pioneirismo da Setas. “Estou orgulhosa de ser servidora da Setas, que é pioneira nessa iniciativa. Também fiquei muito animada em ver que todo o secretariado ter acompanhado do inicio até o final do evento. Estamos no caminho certo e temos apoio para isso”, avaliou. A também servidora Manuelle Rocha reconheceu e importância do evento para ter acesso a canais até então poucos explorados. “Eu já sabia sobre o Portal Transparência, mas não sabia como usar. Como buscar as informações. Achei a explicação do Gabinete de Transparência bem prática e agora posso ajudar outros colegas a usar”, comentou.

A coordenadora do Programa de Integridade da Setas, Thalita Alves, enfatizou o envolvimento da alta administração na execução dos trabalho desenvolvidos pela comissão. “Não é um trabalho fácil. É um desafio bem grande, mas temos contado com todo apoio do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, do secretário da Setas e de todos os adjuntos. Iniciamos o trabalho mapeando o área sistêmica, onde as despesas são ordenadas. Finalizada essa parte, iremos dar prosseguimento para as outras áreas da secretaria. O objetivo é fazer com que os processos da Setas sejam cada vez mais transparentes e acessíveis para a população”, disse e servidora de carreira.

Ao final do evento as agentes de integridade lançaram um concurso entre os servidores, que foram provocados a produzir um vídeo amador ensinando como utilizar o Portal Transparência do Governo do Estado. O objetivo é disseminar o uso do Portal e promover o controle social através de dados públicos.

Links de acesso para controle social:

Portal Transparência:www.transparencia.mt.gov.br

Canal de Denúncia:www.denunciaagora.com.br

+ Acessados

Veja Também