Rotam forma 43 novos policiais especialistas em Motopatrulhamento e Escolta Tática

Biaggi/CCSMI-PMMT

Rotam forma 43 novos policiais especialistas em Motopatrulhamento e Escolta Tática

Desde esta segunda-feira (18.06) a sociedade conta com mais 43 policiais militares especialistas em Motopatrulhamento e Escolta Tática. A formatura aconteceu na noite de ontem(18.06), no pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Cuiabá.

Durante 93 dias, em período integral, os policiais, agora denominados ‘Cavaleiros de Aço’, tiveram aulas teóricas e práticas. Eles estudaram Direitos Humanos, atendimento pré-hospitalar, inteligência policial, defesa pessoal, armamentos e munições, medidas iniciais de gerenciamento de crises, entre outras disciplinas.

Nas aulas práticas também aprimoraram seus conhecimentos sobre abordagem individual e como lidar com situações de altos riscos no motopatrulhamento em áreas urbanas e ‘off road’- locais de acesso difícil e/ou com obstáculos.

Cada aluno foi testado e exposto às próprias dificuldades e medos e esses 43 chegaram ao final do curso com aproveitamento que os torna especialistas em motopatrulhamento e escolta.

Esse foi o 2º Curso de Motopatrulhamento Tático e 1º de Escolta Tática oferecidos pela Polícia Militar Mato-Grossense por meio do Batalhão Rotam. Dos 43 formandos, um é agente prisional de Mato Grosso, um policial militar de Roraima e os demais são praças e oficiais dos 15 comandos regionais da PMMT e do próprio Batalhão Rotam.

O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Cleverson Leite de Almeida, destaca a importância dessa formação para o atendimento de chamadas policiais.

Leite lembra que o tempo-resposta é bem menor com uso das motocicletas, especialmente nos centros urbanos com trânsito intenso. Sem, claro, esquecer que essa atuação tem o complemento das viaturas quatro rodas.

A apresentação simulando uma abordagem policial, realizada pelos formando durante a solenidade, incluindo manobras radiais para chega ao local e o apoio de viaturas quatro rodas, chamou a atenção e arrancou aplausos do público.

O comandante geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, disse que pela apresentação pode verificar a qualidade da capacitação técnica dos novos ‘Cavaleiros de Aço’. Cunha parabenizou os formandos o Batalhão Rotam e o Comando Especializado (Cesp) pelo curso. “Os senhores sabem que a responsabilidade é grande, a sociedade espera muito de vocês”, completou o comandante.

O Cesp citado pelo comandante é a unidade da PMMT que comanda os batalhões especializados (Rotam, Ambiental, Trânsito, Bope e Cavalaria) e hoje têm à frente o coronel Jorge Luiz de Magalhães.

A solenidade foi prestigiada por autoridades militares, civis e por familiares dos formandos. Entres os presentes estavam o secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Jonildo José de Assis; o comandante-adjunto da PMMT, coronel Alexander Maia; o Subchefe de Estado Maior da PMMT, coronel Delwison Cruz; diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Carlos Eduardo Pinheiro, entre outros.

+ Acessados

Veja Também