Rondonópolis participa da onda verde do Dia Mundial da Limpeza

Em 15 de setembro voluntários somam forças para a limpeza do Rio Vermelho no World Cleanup Day

Rondonópolis participa da onda verde do Dia Mundial da Limpeza

Daqui a quatro dias Rondonópolis vai estar unida em torno do Rio Vermelho para retirar das suas margens resíduos sólidos jogados indevidamente ao longo do tempo.

Serão cinco horas de limpeza em que a população vai se unir a favor da causa ambiental promovida pelo World Cleanup Day – o Dia Mundial da Limpeza, cujo slogan no município é “Corre um Rio Vermelho dentro do meu coração”.

Nascido em Estônia, a partir de uma filosofia de amor ao meio ambiente traduzida em cuidados diversos com a natureza, em 2008 um grupo de 50 mil pessoas, preocupadas com a produção incontrolável do lixo e seu descarte incorreto, se reuniram para limpar o país todo em cinco horas.

Os organizadores denominaram seu movimento de “Let’s do it!” que, na tradução literal, significa “Vamos fazer isto!”.

Com seu sucesso, a ideia ganhou a adesão de outros países que, hoje, totalizam mais de 150 nações unidas com o propósito de limpar o mundo.

Dessa forma, em uma ação coletiva que acontece anualmente em dia 15 de setembro – denominado World Cleanup Day –, os envolvidos se unem para formar uma onda verde que começa na Nova Zelândia e termina no Havaí 36 horas depois, com milhões de participantes retirando os detritos das diversas paisagens das cidades onde vivem e, assim, formando um movimento global de limpeza da Terra. No Brasil já são 342 cidades participando do movimento.

Tendo início às 7h – com concentração na margem direita da desembocadura do Ribeirão Arareau até o antigo prédio da Colônia Z-3 de pescadores profissionais – e com término previsto para o meio-dia, o Dia Mundial da Limpeza é realizado, em Rondonópolis, pela parceria entre Prefeitura Municipal, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Ministério Público, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Associação de Pescadores de Rondonópolis, Sindicato dos Mototaxistas, instituições do terceiro setor e sociedade civil organizada.

Aqueles que quiserem participar podem se dirigir, no sábado (15), à concentração ou ao Casario – onde ocorrerá a abertura da mobilização e será servido café da manhã às 6h30. A organização do evento recomenda que os participantes usem trajes leves.

+ Acessados

Veja Também