Quatro ideias para melhorar a vida nas grandes cidades

Quatro ideias para melhorar a vida nas grandes cidades

Sabemos que viver nas grandes cidades exige-se uma boa morfologia e infraestrutura urbana, uma vez que, a população necessita de um mínimo de conforto para ir e vir no dia a dia.

Projetos inteligentes e eficazes são essenciais para o crescimento e desenvolvimento de cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, onde se expandem de forma desorganizada trazendo transtornos a todos.

Vamos ver quatro ideias que podem melhorar a vida de todos.

O importante é que haja um engajamento entre a população e as autoridades, a fim de facilitar a vida de todos, deixando as cidades mais humanas e harmoniosas.

 

Transporte Público – ônibus

 

O transporte público é um dos fatores essenciais para o bom andamento de qualquer cidade.

Para quem já foi a Curitiba, sabe da eficácia do sistema de transporte urbano deles. Seria uma boa ideia copiar o modelo paranaense através de plataformas que agilizam a entrada e saída de passageiros.

Sem dúvidas é uma oportunidade única para que a população possa ter um transporte público de qualidade e com boa vontade política e administrativa, possa pagar um preço mais justo. Conforto também é outro fator importante, então, o investimento nos assentos é primordial.

 

Metrô

 

O uso do metrô é essencial para facilitar o ir e vir de todos, portanto, novas linhas devem ser inauguradas para diversos bairros.

As cidades maiores necessitam também deste tipo de transporte 24 horas para quem trabalha de madrugada, ou necessita de uma emergência a noite.

A construção de novas linhas de metrô é uma medida muito inteligente para uma melhor qualidade de vida.

Muitas estações de metrô pelo mundo afora oferecem shows gratuitos para a população, como música clássica ou jazz, e esta ideia pode ser copiada aqui também.

 

Tratamento de esgoto e despoluir os rios

 

Despoluir os rios e ter melhores condições no tratamento de esgoto são duas soluções importantes para o bom andamento de qualquer cidade grande. Os peixes poderão sobreviver nos rios, bem como o visual das cidades será bem mais agradável. É muito triste visitar uma cidade onde o rio principal é sujo e exala mau cheiro. Claro que anos de tratamento são necessários, mas o primeiro passo precisa ser dado.

 

Fiação subterrânea

 

É muito comum vermos nas grandes cidades fios e cabos telefônicos expostos e para o visual da cidade não é nada agradável. Tubulações de água e esgoto devem ser bem planejados e estrategicamente colocados, a fim de evitar maiores problemas, e que possa atender a toda a

população como um todo. Criar fiações subterrâneas é uma ideia interessante que deve ser levada em consideração por todos.

 

Como podemos ver, há soluções, basta boa vontade por parte de todos a fim de transformar os grandes centros em bons lugares para viver e trabalhar com dignidade.