Prefeitura instala 18 novas academias populares e reforma outras 36

Prefeitura instala 18 novas academias populares e reforma outras 36
Matusalém Teixeira

Empenhada em possibilitar bem-estar, integração social e qualidade de vida aos cidadãos da cidade, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da secretaria municipal de Esportes e Lazer, está instalando 18 novas academias ao ar livre, de uso popular, em diferentes pontos da cidade.

Nesta ação da prefeitura, feita com recursos próprios, também serão reformados os aparelhos de ginástica de 36 outras academias, incluindo o reparo e manutenção de peças, limpeza, pintura nova, além da revitalização dos espaços em que estão instaladas.

“Os novos equipamentos já estão sendo instalados desde o final do ano, favorecendo a prática esportiva, a interação social e uma vida mais saudável”, ressaltou o secretário municipal de Esportes, Jailton Nogueira de Souza. Um dos locais que foi contemplado com uma nova academia ao ar livre foi o Parque das Águas.

“Alguns locais, como Parque das Águas, na região do Cais, têm um grande público que usa esses equipamentos de ginástica. Então, por causa dessa situação, nós instalamos novos equipamentos lá, assim como estamos fazendo em mais alguns onde tem grande circulação de pessoas ”, explicou o secretário.

Além dos aparelhos de ginástica, as academias contam com uma placa de orientações aos usuários sobre como devem se posicionar e fazer os exercícios de forma correta. Jailton comentou, ainda, que o conjunto de equipamento antigo retirado do Parque das Águas “está passando por manutenção e, assim que for concluída a reforma, vai ser colocado em um ponto da cidade”.

Ele revelou que a Prefeitura irá priorizar instalar as novas academias em locais com grande circulação de pessoas, como espaços verdes e em terrenos próximos a postos de saúde, facilitando assim o envolvimento da comunidade na prática de atividades físicas.

Autorização

“Além destas 18 que estamos instalando, o prefeito Zé Carlos do Pátio já autorizou a de mais 20 novas academias”, revelou o secretário, acrescentando que, com esta ação de revitalização e ampliação das academias, a Prefeitura proporciona lazer com mais conforto e segurança tanto para os adultos, principalmente os idosos, que são os usuários com maior frequência nas academias.

“A intenção do município é oferecer estes equipamentos públicos para que o maior número de pessoas possa praticar exercícios físicos gratuitamente, principalmente o público da melhor idade, que são os usuários com maior frequência nas academias”, comentou Jailton.

Diferencial

Ele destacou que os novos equipamentos que estão sendo instalados trazem um diferencial. São equipados com três aparelhos adaptados para cadeirantes, ou seja, os portadores de necessidades especiais também podem usufruir dos benefícios dessa conquista da população.

Por fim,  pediu à população que ajude a “zelar” dos equipamentos das academias, que são públicos, “para conservá-los e garantir assim a maior durabilidade de cada um deles”.