Novacki debate saúde animal com produtores do Oeste Catarinense

0
Novacki e comitiva visitam a Gran Mestri, maior produtora de queijos duros da América Latina Noaldo Santos - MAPA

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, esteve nesta segunda e terça-feira (14 e 15), na região de Chapecó, interior de Santa Catarina, em encontros com representantes do setor produtivo de frango, suínos e queijos, onde discutiu aspectos da saúde animal e de comercialização com os representantes locais.

“Deixamos os nossos gabinetes e viemos ver os problemas de perto, entender quais são as particularidades na ponta, aonde está a produção e buscar as ações que de fato venham ao encontro das necessidades desta região. Tive a oportunidade de ouvir os produtores, e externei as ações que o Ministério da Agricultura vem fazendo nesta área.

E fiz questão de reconhecer o papel da Frente Parlamentar da Agricultura, nossos congressistas que têm nos ajudado muito nesse processo de modernização do ministério, e foi importante para dizer que juntos, alinhados, o setor produtivo e o Ministério da Agricultura nós conseguimos muito mais”, disse Novacki.

Novacki esteve acompanhado do Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Luís Rangel, e do Diretor de Promoção Comercial e Cooperação Internacional do MAPA, Evaldo da Silva Júnior.

Em reunião com produtores de frango de Chapecó, as Centrais de Cooperativas da Aurora apresentaram uma série de demandas técnicas para o Ministério da Agricultura, entre elas, a proposta de alteração dos métodos analíticos para dar sustentação à certificação.

De acordo com Rangel, “alguns dos pontos abordados, como os métodos analíticos para certificação, que são métodos mais rápidos, com maior harmonização de entendimento dentro do Sistema de Inspeção Federal, têm a possibilidade muito boa disso acontecer pela regionalização. E também o uso de novas tecnologias para poder ajudar no processo de redução de contaminantes biológicos como no caso da salmonela”.

A Aurora Alimentos é uma central cooperativa que congrega doze cooperativas agropecuárias, que reúnem 28 mil funcionários diretos, com uma produção diária de 20 mil suínos, 1 milhão de frangos e 1,4 milhão de litros de leite.

A comitiva do MAPA também teve encontro com lideranças políticas e entidades de classe em São Miguel do Oeste, região de Santa Catarina que congrega 19 municípios e têm na agricultura familiar a sua força. São 200 mil propriedades da agricultura familiar com tamanho médio de 50 hectares.

A comitiva ainda visitou a indústria de queijos Gran Mestri, a maior fabricante de queijos duros da América Latina, que produz o queijo do tipo grana padano, o gorgonzola e o provolone, e também queijo de leite de ovelha. A empresa compra produtos de 80 mil famílias no estado de Santa Catarina.

Novacki participou nesta terça-feira (15), com sua comitiva, de uma reunião com entidades do agronegócio, prefeitos, representantes do governo do estado, deputados federais, e industriais do Oeste de Santa Catarina, no Centro Comercial e Industrial de Chapecó, onde recebeu uma série de solicitações dos presentes.