‘Fila Zero’ realiza uma média de 40 cirurgias por dia e mais de mil são atendidos com ultrassom por mês

Matusalem Teixeira

‘Fila Zero’ realiza uma média de 40 cirurgias por dia e mais de mil são atendidos com ultrassom por mês

Lançado em janeiro de 2018, o programa ‘Fila Zero’ tem como meta atender aproximadamente 60 mil pessoas que aguardam por cirurgias eletivas de vesícula, hérnia e vascular, exames como tomografia computadorizada e ressonância magnética, ultrassons de todos os tipos, incluindo mama e próstata, endoscopia, entre outros, e consultas com especialistas.

 

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo realizadas em média 40 cirurgias por dia entre hérnia e vesícula. Já foram realizados mais de 300 procedimentos somente de vesícula. A intenção é atender cerca de 2,7 mil pessoas que aguardam na fila pelas cirurgias eletivas de vesícula, hérnia e vascular, zerando a demanda reprimida.

 

Ao mesmo tempo, também estão sendo atendidas 1.000 pessoas por mês com o ultrassom itinerante, em que o médico com um aparelho de ultrassom atende em dias diversos em unidades de saúde variadas para receber as demandas das diferentes regiões da cidade. São feitos, conforme o Departamento de Atenção à Saúde, exames de ultrassom de todas as partes do corpo, incluindo de mama e próstata.

 

Além disso, mais de 800 pessoas já realizaram outros exames inclusos no programa, o que vem contribuindo para reduzir a fila de espera para vários tipos de exames como endoscopias, exames cardíacos, ressonâncias e tomografias.

 

Também vem sendo atendidas pessoas que aguardavam consultas com médicos em várias especialidades. De acordo com a Central de Regulação do Município, passam pelas consultas com médicos especialistas uma média de 85 pacientes por semana.

 

O programa ‘Fila Zero’ é mantido com recursos próprios do município.

+ Acessados

Veja Também