Deputado apresenta relatório preliminar da escola ciclada no Conselho Estadual de Educação

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Deputado apresenta relatório preliminar da escola ciclada no Conselho Estadual de Educação

O deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na Assembleia Legislativa, depois de conduzir, em 2015, a mais intensa discussão sobre a qualidade do ensino fundamental no Estado, com audiências públicas em oito cidades-polos, reiniciou este ano o mesmo giro, desta vez, para apresentar o relatório preliminar sobre o Ciclo de Formação Humana. Na manhã desta terça-feira (8), o parlamentar esteve apresentando o relatório preliminar no Conselho de Educação do Estado (CEE).

A reunião plenária do Conselho Estadual de Educação teve a participação dos 24 conselheiros mato-grossenses. Wilson Santos falou das mais de 20 propostas de mudanças para o Ciclo de Formação Humana, com destaque para a formação humana com aprendizagem. O parlamentar foi bastante questionado por mestres e doutores, e debateu todos os questionamentos. Os reclames dos profissionais vão da falta de formação profissional, até carga horária, baixos salários e da falta de recursos para a educação.

A professora, conselheira Vera Martins, de Cáceres, falou da defasagem na formação dos professores e do problema da carga horária. A conselheira, professora Regina Borges Araújo, destacou a falta de comprometimento dos professores com a escola. A conselheira Maria Luisa, do Sintep, defendeu uma maior discussão sobre a escola ciclada e apontou a necessidade de envolvimento das redes municipais nos debates. Os professores e conselheiros Adriano e Pablo destacaram a falta de formação e de financiamento, respectivamente, para a educação.

O parlamentar esclareceu que a partir deste ano, a Educação de Mato Grosso terá 0,5% a mais de orçamento para gerir o setor. Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), do deputado tucano, aprovado e sancionado, vai garantir gradativamente, a partir de 2016, o que determina a Constituição: 35% do orçamento para a educação. “O aumento será de no mínimo 0,5% ao ano, até atingir o que prevê a lei”, disse o parlamentar. Atualmente, o governo destina 25% para a educação.

Conforme Wilson Santos, este ano serão mais R$ 48,5 milhões para a educação. Deste valor – completou – R$ 5 milhões deverão ser destinados, exclusivamente, para a formação profissional. Ainda sobre a apresentação do relatório preliminar da escola ciclada, o deputado adiantou que assim que repetir a discussão nas oito cidades polos do Estado e repetir reuniões segmentadas, como a que ocorreu no Conselho Estadual de Educação, formatará um documento final que será entregue ao governador Pedro Taques (PSDB), para nortear a política do ensino fundamental a partir de agora no Estado.

+ Acessados

Veja Também