Com filha no colo, formanda negra faz discurso e conquista redes sociais

Redação PH

Redação PH

Com filha no colo, formanda negra faz discurso e conquista redes sociais

Namíbia Rodrigues é mulher, negra, mãe e agora uma socióloga que fala para o mundo por meio das redes sociais. Isso porque o vídeo de seu discurso como oradora dos formandos de Ciências Sociais da PUC-Rio, que contém uma importante mensagem sobre a luta e a inclusão social, viralizou no Facebook desde que foi publicado nesta semana.

Com a filha no colo, ela começa o discurso citando "como o jogo virou" em grandes universidades como a PUC-Rio. "Que isso?! Tem preta? Tem pessoa com deficiência? Tem mãe? Tem favelado? Tem gay? Tem macumbeiro? Tem 'Fora Temer'? E eu achando que a PUC-Rio era só lugar para gente branca e rica", inicia ela.

Citando as distâncias físicas, econômicas e sociais,Namíbiaemocionou os colegas de curso ao falar da experiência de, muitas vezes, ser a primeira pessoa de uma família a concluir o ensino superior, além do poder da profissão escolhida por eles em uma caminhada que, como ela diz, "está apenas começando".

Pelo menos dois vídeos circulam pelas redes sociais e, juntos, somam mais de 1,3 milhão de visualizações. Veja um deles:

Em sua página no Facebook, a socióloga ainda publicou um relato sobre toda a luta para chegar até ali. "O espaço do conhecimento ainda nos é muito negado, e não porque não temos capacidade, mas porque os outros têm medo da senzala se informar e se formar, medo do nosso potencial, medo de ter uma mulher preta no comando, e não na cozinha ou esfregando privada", dizNamíbiaem um trecho. "Antes de eu entrar na PUC, eu nem sabia o significado da sigla e algunstentaram me desencorajar. Não conseguiram. De fato o ambiente da PUC é intimidador, mas minha família, meu povo, não lutou a vida toda pra eu abaixar minha cabeça logo no início dessa caminhada".

+ Acessados

Veja Também