CGE participa de encontro sobre controle e transparência contra a corrupção

Redação PH

Redação PH

CGE participa de encontro sobre controle e transparência contra a corrupção

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) estará representada na 11ª edição do Encontro Nacional de Controle Interno, nesta quarta (09.09) e quinta-feira (10.09), em Belo Horizonte (MG). Promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o evento tem como tema “Controle e Transparência contra a Corrupção”.

A assessora de Articulação Institucional, auditora Cristiane Laura de Souza, representará a CGE-MT no encontro, o qual teve 850 inscritos, entre auditores, controladores e ouvidores de todos os estados brasileiros e de algumas capitais.

Na ocasião, 18 especialistas e profissionais de renome estarão reunidos para debater os avanços e as possibilidades de melhoria do setor com vistas ao combate à corrupção e, consequentemente, ao fortalecimento da democracia.

Dentre os principais assuntos que permearão os dois dias de evento, estão aqueles ligados às macrofunções do controle interno, abarcando debates sobre auditoria governamental, transparência, ouvidoria pública, combate à corrupção e fortalecimento dos controles internos.

Além disso, outros temas terão destaque, como acesso à informação, prevenção de irregularidades, controle social, lei do terceiro setor, lei anticorrupção, corrupção eleitoral, compliance e gerenciamento financeiro.

Alguns dos palestrantes serão: o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão; o ex-ministro-chefe da CGU, Jorge Hage; o presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Edson Vismona; o juiz de direito e membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Márlon Reis; e a procuradora da República Águeda Souto.

Contexto

A deliberação pela criação do Conaci ocorreu em 2006 durante reunião dos órgãos de controle do país sediada em Mato Grosso e organizada pela então AGE (atual CGE). A fundação efetiva do Conselho ocorreu em 2007, sendo o órgão de controle interno do Estado de Mato Grosso um de seus primeiros membros.

Desde então, além de membro-fundador, a CGE tem participado ativamente das discussões, atividades, estudos e projetos do Conaci. Prova mais contundente é o fato do órgão de Mato Grosso ter sido um dos primeiros a ser transformado em Controladoria, seguindo diretriz do Conaci.

O Conselho entende que o órgão de controle interno deve ser responsável pelas atividades de Ouvidoria, Auditoria, Controle e Corregedoria para promover a execução articulada entre elas, a fim de propiciar mais efetividade às ações de controle interno na gestão pública e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços públicos.

Na sexta-feira (11.09), a CGE-MT participará também da 16ª Reunião Técnica do Conaci, em Belo Horizonte (MG). Na oportunidade, serão tratados assuntos administrativos acerca do Conselho.

* Com informações da Assessoria/Conaci

+ Acessados

Veja Também