Aplicativo transforma conteúdos da internet para a linguagem brasileira de sinais

Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Aplicativo transforma conteúdos da internet para a linguagem brasileira de sinais

Traduzir textos, áudios e vídeos da internet para Libras, a língua brasileira de sinais, está mais fácil. Desde o ano passado, o governo federal oferece o aplicativo VLibraspara tentarreduzir as barreiras de comunicação depessoascom algum tipo de deficiência auditiva.

Atualmente, odicionário de Libras consegue identificar e traduzir 13 mil sinais.A ferramenta, de uso público, está disponível nos portais do governo federal. Para acessar o VLibras, os surdos terão apenas que baixar o aplicativo nocomputadorou em outra plataforma móvel como o celular ou tablet, com sistemaandroidouiOS.

O VLibras funciona da seguinte forma: apessoa com deficiência auditiva seleciona um texto, áudio ou vídeo e o transfere para o programa, que, por meio de um avatar, traduz os conteúdos para Libras.Outra ferramenta do programa é a chamada WikiLibras, um sistema para correção e inclusão de novos sinais.

O projeto surgiu quando uma jovem com deficiência auditiva passou no vestibular de Ciências da Computação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aideia do pacote de programas foi sendo desenvolvidaa partir do desafio de comunicação com a estudante. Atualmente, o projeto é desenvolvido em parceria entre oMinistério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da UFPB.

Dia Nacional dos Surdos

Nesta terça-feira (26), é celebrado o Dia Nacional dos Surdos. De acordo com as estatísticas do censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva, o que representa 5% da população do País. Destes, cerca de 2 milhões possuem deficiência auditiva severa, 1,7 milhão tem grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdos.

+ Acessados

Veja Também