Agenda pública aborda Feciti, Papiro e importância da Unemat para Rondonópolis

Apresentar, debater e ouvir sugestões a serem implementadas no Programa Acelerador de Projetos Inovadores de Rondonópolis (Papiro) e na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti), além de estimular a discussão sobre a importância da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) são os objetivos das agendas públicas promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico a partir de amanhã (15) até o dia 21 de março, sempre das 8h às 11 horas, em vários locais da cidade.

“Esses encontros são destinados a estudantes de escolas técnicas, municipais e de universidades, além de representantes de startups e atores sociais que estejam envolvidos em projetos que tenham o empreendedorismo como base e ao público em geral”, afirma a gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Pasta, Ângela Márcia de Souza.

A ideia, segundo Ângela, é divulgar os temas ao maior número de pessoas. Por isso, os encontros ocorrem em quatro lugares e dias diferentes. “Queremos, com essa conversa, apresentar os projetos e ouvir novas propostas para aperfeiçoá-las. Com base no que for sugerido, vamos elaborar os futuros editais desses programas”, comenta.

Visando selecionar e premiar pensadores que idealizem invenções que gerem soluções tecnológicas para a sociedade por meio da pesquisa científica, o Papiro tem como princípio oferecer os recursos necessários para que concepções inovadoras saiam do plano mental e se tornem realidade, transformando-se em produtos e serviços que beneficiem a população.

Já a Feciti é uma vitrine para que os projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino públicas e privadas dos diversos níveis de ensino e, também, por empresas e inventores autônomos sejam apresentados à comunidade.

“Nosso município é um polo industrial pujante. Também temos em Rondonópolis o maior terminal ferroviário de cargas da América Latina. E queremos ser polo de conhecimento em Mato Grosso. Nossa intenção é que a Unemat qualifique a prestação de serviços oferecidos na cidade. Então, precisamos fortalecê-la e, para isso, é necessário formar parcerias seja com o Governo do Estado, seja com a sociedade civil”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Milton Mutum, sobre a importância de fomentar a educação superior em Rondonópolis.

Com entrada franca, os eventos acontecem de acordo com o cronograma abaixo:

15/03 – Auditório do Sebrae: Av. Cuiabá 560, Centro

19/03 – Escola Sagrado Coração de Jesus: Av. Cuiabá 1.073, Centro

20/03 – Escola Daniel Martins de Moura: Av. Emanuel Pinheiro 2.700, Vila Operária

21/03 – Escola Joaquim Nunes Rocha: Rua Bahia 764, Vila Salmen