Zona Rural vira foco de disputa entre pré-candidatos a vereador dentro do MDB

Picture of Lucas Franco Perrone-Primeira Hora

Lucas Franco Perrone-Primeira Hora

Campo Limpo, uma das comunidades mais conhecidas da Zona Rural de Rondonópolis

Zona Rural vira foco de disputa entre pré-candidatos a vereador dentro do MDB

Compartilhe:

A forte chapa de vereadores do MDB promete uma  briga acirrada principalmente pelos votos na Zona Rural, onde o partido tradicionalmente consegue uma parcela considerável dos eleitores. O partido que tem como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Thiago Silva, trabalha para ter uma consistência maior de votos na Zona Rural do que outras siglas que estão na disputa por cadeiras na Câmara de Vereadores.

Adilson do Naboreiro saiu da Agricultura e voltou para a Câmara

No entanto, para a disputa deste ano, a sigla conta com pelo menos quatro nomes considerados fortes na região rural de Rondonópolis.

Um desses nome é o vereador Adilson do Naboreiro, que foi secretário de Agricultura do município e o segundo mais votado nas eleições passadas.

Naboreiro, leva o nome de uma comunidade rural e tem participação ativa em toda a região.

Ele foi eleito nas eleições passadas pelo Solidariedade no grupo do prefeito Zé Carlos do Pátio, mas acabou deixando a ala ligada ao prefeito e aderindo ao projeto de Thiago Silva. Naboreiro teria se sentido desprestigiado pelo grupo quando foi secretário de Agricultura.

Dico aposta nos votos da Zona Rural

Outro nome considerado forte é de Denilson Sodré, o Dico. Ele foi eleito pela primeira vez vereador em 2012 e depois de ficar como suplente em 2016, voltou à Câmara em 2020, como um dos mais votados do Solidariedade. No entanto, na janela partidária, ele deixou o partido para aderir ao MDB de Thiago Silva.

Leia mais sobre o assunto: PSB de Rondonópolis conta com sete vereadores e três ex-secretários para disputa na Câmara

Dico, assim como Naboreiro, tem atuação destacada na zona rural. Os dois chegaram em alguns momentos se rivalizarem em razão do atendimento das demandas do setor.

Fulô foi presidente da Câmara de Rondonópolis Foto: Assessoria Câmara Rondonópolis

Por outro lado, a chapa do Manda Brasa, conta com o veterano, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô. O ex-parlamentar foi eleito, pela primeira vez, em 1992, reeleito em 96, 2000, 2004, 2008 e 2012. Nas eleições de 2016 e 2020 ficou fora da Câmara, ficando como suplente.

Ele ainda foi presidente da Câmara de Vereadores de Rondonópolis por duas oportunidades neste período.

Neste período Fulô criou uma base muito forte e estruturada na zona rural, onde sempre foi muito bem votado.

Carlos Bispo era assessor para Zona Rual de Thiago Silva

O MDB também aposta em Carlos Bispo, líder rural que é assessor de Thiago Silva, pré-candidato do partido e cuida da pasta relacionada à zona rural do município, dentro da estrutura de gabinete do parlamentar. Bispo é um dos principais assessores do deputado para cuidar de assuntos relacionados à Zona Rural.

Ele, no entanto, ao contrário dos outros três não tem experiência parlamentar e tenta pela primeira vez, conquistar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Rondonópolis.

O partido, no entanto, sempre teve votos e tradição na Zona Rural e ajudou a fundar as principais comunidades da região como a Cascata e Gleba Rio Vermelho que nasceram de projetos desenvolvido pelo partido no passado. O próprio pré-candidato a prefeito do partido, o deputado estadual Thiago Silva, tem na Assembleia Legislativa fazendo um trabalho de atendimento das comunidades rurais de Rondonópolis e região.

Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp