Zeca Viana critica proposta do governo que reduz verba no Fethab

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Zeca Viana critica proposta do governo que reduz verba no Fethab

O governador Pedro Taques (PSDB) propõe reduzir de 62% para 50% os recursos aos municípios do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), conforme mensagem número 9/2016 (Projeto de Lei 80/2016).

O índice maior, de 62%, foi uma emenda do deputado incluída em um acordo entre Zeca Viana (PDT) e o líder do governo Wilson Santos (PSDB) e demais deputados para votarem a lei do fundo ano passado.

Mas, ao sancionar a lei em janeiro, o governador vetou a emenda, mesmo com o acordo entre os deputados. Em troca, Taques encaminhou mensagem ao legislativo nesta semana e incluiu a cota de 50%.

Os municípios já haviam perdido recursos na votação em dezembro, com a exclusão da base de cálculo pelo governo do valor cobrado das commodities (soja, algodão, boi e madeira) referente ao dinheiro a ser destinado às cidades.

“O governador Pedro Taques enviou mensagens aos deputados, sugerindo que apenas 50% fossem repassados aos municípios. Ou seja, menos dinheiro para nossas cidades. Essa é a transparência e a transformação que o governo estadual tanto fala aos quatro cantos de Mato Grosso?”, comparou Zeca Viana no Facebook.

O veto do governador foi votado nesta semana e os parlamentares o mantiveram. Ou seja, excluíram da lei o percentual de 62% de recurso destinado aos municípios. Os deputados tinham autonomia em manter o percentual com a derrubada do veto. Zeca Viana está licenciado da Assembleia Legislativa, mas esteve esta semana no poder.

+ Acessados

Veja Também