Wuldson Marcelo é o entrevistado do terceiro episódio do programa “Palavra Literária”

Assessoria

Assessoria

Divulgação

Wuldson Marcelo é o entrevistado do terceiro episódio do programa “Palavra Literária”

O terceiro episódio da segunda temporada do programa “Palavra Literária” vai ao ar neste sábado (2) e conta a trajetória do escritor e realizador audiovisual mato-grossense Wuldson Marcelo. O programa é transmitido pela TV Assembleia (TVAL), nos canais 30.1 e 30.2.

Wuldson é mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT) e graduado em Filosofia (UFMT) e suas paixões são a literatura e o cinema. Diretor, roteirista, escritor, poeta e contista, é membro dos coletivos Miraluz Films e Audiovisual Negro Quariterê e boa parte de suas produções carrega a temática negra.

“Os meus personagens não são definidos como negros, mas as experiências que eles vivem são de pessoas negras, tanto os homens quanto as mulheres dos meus contos”, explica.

Cuiabano, criado no bairro CPA, Wuldson iniciou na escrita aos 18 anos e seu primeiro livro, Subterfúgios Urbanos, (Editora Multifoco, Rio de Janeiro) foi publicado em 2013, aos 33.

Em 2016, publicou o seu segundo livro, Obscuro-shi – Contos e desencontros em qualquer cidade (Editora Carlini & Caniato, Cuiabá), que retrata personagens – em sua maioria afro-brasileiros e jovens com descendência japonesa – em encontros culturais que reúnem desejos e interdições, angústias e potências na liquidez das cidades contemporâneas. No mesmo ano foi publicado também o livro As luzes que atravessam o pomar e outros contos (Editora Carlini & Caniato).

Wuldson é também organizador (com Jana Lauxen e Cinthia Andressa de Lima) da antologia de contos e poemas Beatniks, malditos e marginais em Cuiabá: Literatura na Cidade Verde (Editora Multifoco, Rio de Janeiro, 2013) e editor da revista digital Ruído Manifesto, voltada à literatura e ao audiovisual.

Atualmente, dedica-se à produção de mais um livro de contos, que será voltado à literatura policial. “A literatura policial está espalhada pelos meus contos, mas este sim é um livro de contos policiais, que será ambientado em Cuiabá”, adianta o autor.

Na área de Audiovisual, Wuldson escreveu e dirigiu os curtas-metragens Se acaso a tempestade fosse nossa amiga, eu me casaria com você (2015) e A garota que existiu dentro de um mistério.

Além disso, novas produções estão em desenvolvimento, como Aqui jaz a melodia, que deverá ser lançado este ano, e A velhice ilumina o vento, cuja direção é de Juliana Segóvia. No rol de projetos, conta ainda a criação de um canal do Youtube destinado à publicação de pequenas produções.

“Eu me senti honrado por participar de um programa que recebeu autoras e autores que tanto admiro. E feliz em saber que tem um programa com um olhar tão carinhoso para a literatura. Temos poucas produções audiovisuais focadas em arte, em especial na literatura, e é imensamente prazeroso poder falar sobre nossa obra e o que nos inspira”, conta.

As reprises do programa “Palavra Literária” são transmitidas aos domingos (11h30 / 21h), terças (12h30 / 22h) e sextas-feiras (12h30 / 22h).

+ Acessados

Veja Também