Will Smith é banido do Oscar e todos eventos da Academia por 10 anos

Quem Online

Quem Online

Foto: Reprodução

Will Smith é banido do Oscar e todos eventos da Academia por 10 anos

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu nesta sexta-feira (8) que Will Smith está banido do Oscar e todos os eventos relacionados à Academia por 10 anos. A decisão tomada pela direão da entidade acontece 12 dias após o ator dar um tapa em Chris Rock no palco da última cerimônia do Oscar, no dia 27 de março, depois do humorista fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett-Smith, mulher de Will.

Segundo o The Hollywood Reporter, o ator, que já tinha renunciado seu status de membro da organização, manterá o Oscar que ganhou na cerimônia, o de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs, e continua elegível para futuras indicações e vitórias na premiação. A ação contra Will foi tomada em uma reunião especial do conselho de governadores de 54 pessoas.

Acreditava-se que Will Smith poderia enfrentar uma suspensão ou até uma expulsão, por ter violado os padrões de conduta que a Academia implementou após a eclosão do movimento #MeToo. A CEO da Academia Dawn Hudson e o presidente David Rubin enviaram uma “Carta Aberta à Nossa Família da Academia” explicando a decisão. Os dois, mais o produtor da cerimônia, Will Packer, foram bastante criticados por não terem removido Will do Dolby Theatre –  o ator permaneceu na cerimônia até o fim, dançou no Governors Ball e na festa do Oscar da revista Vanity Fair e só se desculpou pelo tapa dias depois.

Chris Rock fez fez um comentário dizendo que Jada poderia fazer uma sequência do filme G.I. Jane, estrelado por Demi Moore, que raspou a cabeça para o personagem. Ela está atualmente careca por ter alopecia, uma doença autoimune que faz a pessoa perder todos os pelos do corpo, uma condição que ela já mencionou ter afetado profundamente sua vida em diversas ocasiões.

Vale lembrar que a Academia expulsou Harvey Weinstein, que cumpre pena acusado de agressão sexual, e Roman Polanski, que confessou ter mantido relações sexuais com uma menina de 13 anos, mas ambos têm os Oscar que ganharam antes disso.

A carta da Academia poda ser lida na íntegra abaixo:

“A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.

Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o inédito.

Hoje, o Conselho de Governadores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.

Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.

Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados.

Obrigada,
David Rubin
Presidente
CEO
Dawn Hudson”

 

+ Acessados

Veja Também