Whatsapp Business: como utilizar em seu marketing

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Whatsapp Business: como utilizar em seu marketing

Se você tem uma empresa que vende pela Internet ou atende ao público online, precisa entender como utiliar WhatsApp Business. Afinal, essa é uma das mais poderosas ferramentas à sua disposição no momento.

Atualmente, 99% de todos os celulares brasileiros contém com o WhatsApp instalado. Essa é uma porcentagem maior do que o Facebook, Instagram ou qualquer outro tipo de aplicativo para atendimento ao público.

Portanto, saber como utilizar WhatsApp Business é essencial para o seu marketing e o futuro do seu negócio.

Quer aprender as melhores práticas para o aplicativo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Entenda as muitas formas de como utilizar WhatsApp Business

O primeiro ponto a se entender sobre como utilizar WhatsApp Business no seu marketing é entender que ele pode ser usado em qualquer estágio do processo de compras de um consumidor.

Isso significa, portanto, que existem muitas maneiras de utilizar o aplicativo na sua estratégia. Basta saber como explorá-lo ao máximo.

Basicamente, uma jornada de vendas pode ter algumas funções específicas e quase todas elas podem ser feitas no WhatsApp. Veja algumas abaixo:

  • anúncios de produtos;
  • atendimento pré-venda;
  • fechamento de venda;
  • pós-venda;
  • nutrição e fidelização de cliente.

Dessa forma, você precisará ter uma estratégia específica de como usar o WhatsApp Business em cada uma dessas partes do processo de vendas. Assim, você explorará ao máximo a ferramenta.

Integre o WhatsApp Business ao seus anúncios em redes sociais

Uma das formas de como utilizar WhatsApp Business para o seu negócio é integrá-lo aos seus anúncios em redes sociais, como o Facebook ou Instagram.

Isso pode ser feito com um gerador de link para WhatsApp de modo a ter uma mensagem de venda já pronta para o cliente.

Funciona assim: sua empresa prepara uma mensagem de venda para o cliente iniciar contato com você no WhatsApp. Então, um link deve ser criado para ser inserido no anúncio. Quando o usuário clicar, ele será direcionado para uma conversa de WhatsApp com a sua empresa.

Por exemplo, imagine que sua empresa é uma construtora que está preparando um lançamento imobiliário. Considerando que o Facebook tem 127 milhões de usuários no Brasil, anunciar seu empreendimento por lá é uma ótima estratégia.

Assim, é possível montar um anúncio com várias imagens dos apartamentos e então fazer um anúncio carrossel com elas. No CTA do anúncio, você pode inserir algo como “Agende uma visita!”.

Quando a pessoa clica, ela é direcionada para o WhatsApp com uma mensagem pronta. Algo como:

  • “Olá, vi o anúncio do empreendimento no Facebook e quero marcar uma visita!”.

Então a pessoa só precisa enviar a mensagem e terá iniciado a conversa com você. Na prática, essa é uma ótima maneira de usar o WhatsBusiness para prospectar clientes.

Instale um chatbot ou use as funções do WhatsApp no atendimento

Uma das funções mais populares do WhatsApp Business é o atendimento ao público. Praticamente todas as empresas que utilizam a ferramenta a usam para atender dúvidas de clientes em potencial.

Isso é feito porque o mensageiro tem uma série de recursos muito úteis para isso, como a possibilidade de instalar um chatbot para elucidar dúvidas dos usuários.

Quem não quer instalar um chatbot, no entanto, pode usar o recurso de mensagens rápidas, que permite que você grave certas mensagens e envie-as com apenas um toque para os usuários.

Assim, saudações, mensagens de compra e as respostas para as dúvidas mais comuns podem ficar salvas e ser enviadas praticamente automaticamente para os usuários. Portanto, há uma boa economia de tempo e esforço no atendimento ao público.

Crie uma lista com usuários para nutrição e reciclagem de clientes

Algumas empresas trabalham com tipos de produtos que podem ser comprados seguidas vezes. Por exemplo, um pet shop que vende comida para cães e gatos poderá vender para um mesmo cliente em várias ocasiões (praticamente todos os meses).

Dessa forma, é interessante montar uma lista de clientes para receber mensagens com produtos cadastrados. Isso facilita a obtenção de novas vendas.

Ainda usando o exemplo do pet shop, imagine que um cliente compra um saco de 5 quilos de comida e esse saco dura 1 mês para seus 3 gatos adultos. Assim, quando o mês estiver acabando, você pode enviar uma mensagem automática mais ou menos assim:

  • “A comida dos seus gatinhos está acabando? Então aproveite para comprar já um novo saco de ração antes que eles fiquem sem!”.

A mensagem deve ir acompanhada do produto cadastrado no WhatsApp Business, de modo a fechar a venda naquele momento.

Use o WhatsApp para atendimento pós-venda também

Mesmo em casos em que os clientes não precisam comprar novamente com você, o WhatsApp Business pode ser uma boa ferramenta de atendimento pós-venda. Com as ferramentas de áudio, vídeo e outros, é possível tirar todas as dúvidas e criar uma boa relação com o cliente.

E aí, aprendeu como utilizar WhatsApp Business da melhor maneira possível no seu negócio? Agora é só criar estratégias que façam sentido dentro do seu contexto e explorar a ferramenta ao máximo!

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