Wellington pede urgência para criação da Universidade de Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

wellington pede urgência para criação da universidade de rondonópolis

Wellington pede urgência para criação da Universidade de Rondonópolis

O senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Moderador do Senado, protocolou nesta quarta-feira, 7, requerimento de urgência para tramitação do PLC 2/2018, projeto de Lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) por desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados, no ano passado, e agora segue para as comissões de Educação e de Constituição e Justiça.

“É um tema muito importante e já foi deliberado por lideranças, professores, alunos e os próprios deputados. Precisamos aprovar esta urgência justamente para que o Sul de nosso Estado – mais de 200 mil habitantes – seja atendido com celeridade, já que está tudo pronto para instituirmos a UFR”, garantiu o senador.

Caso aprovado o requerimento em Plenário, o texto não tramitará pelas comissões do Senado, indo direto ao colegiado para votação. Wellington tem acompanhado de perto o assunto há mais de 10 anos, pressionando tanto o Governo Federal quanto o próprio Congresso pela aprovação da matéria. “A decisão de criar a UFR vai descentralizar as decisões e fazer com que o trabalho do corpo acadêmico esteja ainda mais próximo da população”, comemorou o republicano.

O campus de Rondonópolis foi criado em 1976 e conta com seis blocos de salas de aula, laboratórios, biblioteca e anfiteatro para 250 pessoas. Além disso, há no complexo um Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, um laboratório de Climatologia e o centro Meteorológico.

O conjunto conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD). Além disso, há três cursos de mestrado e um de doutorado. Ao todo, o campus atende 300 professores e mais de 5 mil alunos.

+ Acessados

Veja Também