Wancley articula organização de garimpeiros em cooperativas para exploração na serra do Caldeirão

Picture of Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Wancley articula organização de garimpeiros em cooperativas para exploração na serra do Caldeirão

Compartilhe:

A organização dos garimpeiros por meio de cooperativas é a solução para que a atividade de extração de ouro seja legalizada na serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda. Junto com a Assembleia Legislativa (ALMT), Prefeitura e Câmara Municipal, o deputado Wancley Carvalho (PV) defende que a atividade continue, porém de forma organizada.

Wancley é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Mato Grosso (Frencoop-MT), e junto com o poder público tem articulado a criação de instrumentos legais que alterem os requerimentos de subsolo. “Nosso ouro está indo embora pelas mãos de multinacionais. Precisamos distribuir, de forma legal, essas riquezas na região”, destacou ao se referir as empresas canadenses que detém autorização para exploração do minério na região do Vale do Guaporé.

Na semana passada, o parlamentar integrou a comitiva oficial da ALMT que visitou o garimpo e viu de perto a situação. A visita foi acompanhada pelos vereadores e prefeito municipal, Donizete Barbosa do Nascimento (PSDB), que inclusive tem participado de reuniões com o governo estadual e federal para discutir o assunto.

Nesta semana, Wancley se reuniu com representantes da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), para também discutir sobre o assunto e buscar solução legal e sustentável.

Nos próximos dias, uma nova comitiva de deputados irá até Brasília para se reunir com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e tentar garantir aos garimpeiros a permissão para extrair ouro daquela terra. “Além disso estamos juntos com a bancada federal buscando solução para a extração legal do minério”, afirmou Wancley que vai liderar a comitiva junto com os deputados, Wagner Ramos (PR), Oscar Bezerra (PSB) e Pery Taborelly (PV) que visitaram Pontes e Lacerda recentemente.

Ainda de acordo com o parlamentar, outro assunto que será tratado com o ministro e junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) é o resgate da dignidade do garimpeiros, que sempre foi marginalizado e tratado como criminoso. “Temos dezenas de pais de famílias querendo trabalhar de forma correta. O serviço é exaustivo e é necessária uma política de valorização”, pontuou.

Frencoop-MT – A Frente Parlamentar do Cooperativismo de Mato Grosso tem como principal objetivo contribuir com a distribuição de renda de forma sustentável. Hoje, o cooperativismo envolve 46,48% da população mato-grossense. O estado possui 171 cooperativas registradas, com 366 mil associados e 8,4 mil empregos gerados, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT).

A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado Wancley Carvalho, e tem como membros titulares os deputado Zeca Viana (PDT), Pery Taborelli (PV), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Saturnino Masson (PSDB).

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também