Wancley acompanha governador em visita a cidades alagadas no oeste de MT

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Wancley acompanha governador em visita a cidades alagadas no oeste de MT

O deputado Wancley Carvalho (PV) integrou a comitiva do governo do estado, liderada pelo governador Pedro Taques (PSDB), que avaliou os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram municípios da região oeste, na semana passada.

Levantamento da Defesa Civil afirma que cerca de 50 famílias, das cidades de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, tiveram suas casas destruídas, após o transbordamento dos rios Aguapeí e Alegre.

A visita foi acompanhada pelos secretrários de Infraestrutura, Marcelo Duarte, de Cidades, Eduardo Chiletto, e de Assistência Social, Valdiney Arruda, além de representantes da Defesa Civil.

Dados parciais revelam que cerca de 40 famílias estão desabrigadas em Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, enquanto que Pontes e Lacerda centenas estão ilhadas em diversas comunidades. Nas três cidades, 14 pontes foram destruídas, e outras 45 estão danificadas; 14 estão totalmente intrafegáveis, em Pontes e Lacerda.

De acordo com Wancley Carvalho, apesar do desastre ambiental, e das proporções das devastação, felizmente foram registrados apenas prejuízos materiais. "Percorremos vários pontos com o governador; foram muitos estragos. Felizmente somente perdas materiais, apesar das tantas famílias desabrigadas. Enquanto deputado, estou aqui visitando para dar minha parc de ajuda nesse momento difícil", destacou.

Pontes e Lacerda e Vila Bela já decretaram situação de emergência. O mesmo será oficializado nos próximos dias, em Porto Esperidião. De acordo com o governador Pedro Taques, o estado acompanha de perto a situação, e vai montar uma equipe multidisciplinar para atuar de forma integrada na região. "Viemos aqui para ver e concretizar esse levantamento que foi feito, e assim ajudar essas pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas e enchentes. Cuidaremos de concentrar novos esforços do Estado para auxiliar as vítimas desta tragédia. Buscaremos também, por meio do Núcleo de Ações Voluntárias, doações para os desabrigados. Não vamos descansar até que a situação se normalize”, garantiu Pedro Taques.

O Corpo de Bombeiros presta apoio às ações da Defesa Civil. Nesta terça-feira, um helicóptero sobrevoa regiões que ainda não tiveram informações levantadas para a identificação de comunidade e moradores atingidos. Os homens do Corpo de bombeiros também auxiliarão na distribuição de água potável e alimentos.

Depois da chuva, pelo menos 37 pessoas estão alojadas em uma escola, em Vila Bela. Lá, quatro pontes foram destruídas. Em Porto Esperidião a situação está mais grave, na comunidade de Vila Cardoso, as águas destruíram uma escola e quatro pontes, desabrigou 30 famílias e danificou outras oitos pontes.

Em Pontes e Lacerda a situação também é crítica; para receberem recursos dos governos federal e estadual, os três municípios decretaram estado de emergência.

+ Acessados

Veja Também