‘Você mudou’: compositor de MT processa Gusttavo Lima e Cristiano Araújo por não ter sido pago por regravação de música

Picture of G1 MT

G1 MT

Música foi gravada pela primeira vez em 2002 — Foto: Divulgação

‘Você mudou’: compositor de MT processa Gusttavo Lima e Cristiano Araújo por não ter sido pago por regravação de música

O compositor Sandro Anderson Campos Lemes, de Rosário Oeste, 133 km de Cuiabá, entrou com um processo na Justiça contra os cantores sertanejos Gusttavo Lima e Cristiano Araújo, que morreu em junho de 2015, durante um acidente de carro, em Morrinhos (GO), para cobrar uma indenização de R$ 1,5 milhão por danos morais, alegando não ter sido pago pelos direitos autorais da canção “Você mudou”, gravada pelos dois sertanejos.

O g1 procurou a assessoria de Gusttavo Lima e a defesa da empresa responsável por gerenciar Cristiano Araújo na época da gravação da música, mas não teve retorno de nenhuma das partes até esta publicação.

O processo foi aberto na Justiça há dois anos atrás, mas segundo a advogada de Sandro, Natalia Farias de Araujo, até o momento nenhuma decisão foi tomada. A última audiência de conciliação foi realizada na última quarta-feira (2), na 3ª Vara Cível de Várzea Grande.

Gusttavo Lima — Foto: Divulgação

Gusttavo Lima — Foto: Divulgação

Segundo o compositor, a música foi gravada, pela primeira vez, em 2002 pela dupla Ouro Preto e Boiadeiro, mas só ganhou destaque 10 anos depois, em 2012, quando foi parte do álbum “Ao vivo em Goiânia”, do Cristiano Araújo. Em 2021, a música foi regravada por Gusttavo Lima, no álbum “Falando de Amor 2”. Sandro afirmou que não recebeu nenhum valor pelas gravações.

“Quando compus a música ele [Cristiano Araújo] vivia aqui nos ‘barzinhos’ de Cuiabá e ele ainda nem era tão conhecido. Quando ele gravou o primeiro álbum em Goiânia, já colocou a minha música, mas sem autorização e nem nada”, disse.

Compositor Sandro Anderson Campos Lemes — Foto: Reprodução/divulgação

Compositor Sandro Anderson Campos Lemes — Foto: Reprodução/divulgação

De acordo com o compositor, cerca de dois anos depois do primeiro álbum, Cristiano gravou a segunda versão da canção “Você mudou”, momento em que procurou Sandro para negociar. O mato-grossense, no entanto, alega que foi induzido ao erro.

“Na época, recebi o contrato por Sedex e vi que a música tinha estourado. Vários outros artistas gravaram a música, mas nenhum deles me procurou. Entrei em contato com uma advogada e ela me informou que no contrato constava que eu doei a obra para ele e que eu não tinha mais direito. Essa música é um misto de orgulho e decepção”, explicou.

Cantor sertanejo Cristiano Araújo — Foto: Divulgação/Secult

Cantor sertanejo Cristiano Araújo — Foto: Divulgação/Secult

A advogada de Sandro, Natalia Farias, informou que os danos ao compositor não podem ser calculados, “pois existe um órgão competente para fazer esse levantamento de quanto a música arrecadou em cada plataforma tocada”.

+ Acessados

Veja Também