VII WORKIF: Mais de 7 mil estudantes se reúnem em jornada de aprendizado no Centro de Eventos do Pantanal

Picture of Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

VII WORKIF: Mais de 7 mil estudantes se reúnem em jornada de aprendizado no Centro de Eventos do Pantanal

Instituto Federal de Mato Grosso realizou o maior workshop para estudantes de todas as modalidades de ensino e Mostra de Arte e Cultura

Em um cenário repleto de conhecimento e oportunidades, o ‘VIII WORKIF’ (Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação), os mais 7 mil estudantes que vieram ao Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, levaram na mochila muito conteúdo para aplicar e boas histórias para contar.

Realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), para alunos de todos os campis do estado, o evento com duração de três dias impactou positivamente jovens como Maisa Sanfelice. “Gostei bastante das palestras, do evento como um todo. É uma localidade de fácil acesso, bem amplo, que me proporcionou ter contato com outras pessoas. Foi muito boa a experiência”, disse a estudante cuiabana de 15 anos.

O Centro de Eventos do Pantanal (CEP), com seus 12 mil metros quadrados, proporcionou uma estrutura versátil com um papel crucial para o evento realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, que ofertou oficinas e palestras e diversas atividades desenvolvidas durante três dias, além de apresentações e até competições.

Para gerente do CEP, Charles Padilha, os jovens participantes se mostraram ativos em todos os cantos, jogando vôlei, fazendo trilha, demonstrando que o local oferece muito mais do que espaço para reuniões.

“A nossa razão de ser é promover experiências impactantes e inesquecíveis para nossos clientes, independente do perfil. É incrível ver como esse evento pode transformar vidas, e isso é o que realmente valorizamos no segmento de eventos”, destaca Padilha.

Outro ponto destaque do evento é a promoção do empreendedorismo entre os alunos e a comunidade em geral. Além de gerir o CEP, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), participou ativamente da ação e ofertou a palestra sobre ‘Negócios por trás das Startups’ e ‘Inovação como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável’.

De acordo com o coordenador geral do evento, Epaminondas Matos, pró-reitor de Pesquisa do IFMT, esta foi a edição do ‘WORKIF’ mais grandiosa já realizada dentro do Centro de Eventos do Pantanal. “Batemos o recorde de mais de 7 mil inscritos além da diversidade de eventos paralelos. Além do ‘WORKIF’, outros 23 eventos e fóruns estão ocorrendo, pela primeira vez, simultaneamente, abrangendo áreas que vão desde a administração até a pós-graduação”, explica.

A magnitude do ‘WORKIF’ destaca a capacidade CEP de abranger grandes eventos e do IFMT de organizar uma ação tão complexa, inclusive, com o Centro de Robótica e Desenvolvimento de Software, Banco de Talentos, entre outros espaços, além da ocupação de auditórios. Na área externa, o foram realizadas oficinas de criação e lançamentos de foguetes preparados pelos próprios estudantes.

Regina Olea, que é diretora de extensão do IFMT, enfatiza o propósito da instituição com o desenvolvimento de Mato Grosso e da sociedade. “O IFMT demonstra o quanto está apto a contribuir para o progresso do estado, não apenas por meio da educação de seus alunos, mas também por meio de projetos e iniciativas que beneficiam toda a sociedade mato-grossense”, disse.

Preparando alunos para um mundo repleto de oportunidades, o WORKIF reuniu os estudantes de todas as modalidades e níveis de ensino, que vai desde o ensino médio, a graduação, mestrado e doutorado, além dos cursos de formação inicial e continuada para a jornada.

Mostra Cultural

Durante o evento, também foi realizada a 5ª Mostra de Arte (MArte), entre os dias 22 e 24 de outubro, no CEP. No total, foram mais de 800 estudantes de 19 Campi participando de 125 apresentações artísticas. Durante os três dias de evento, foram 41 apresentações de dança, 33 apresentações musicais (solos e de bandas), 32 apresentações de teatro, 19 curta metragens no audiovisual e diversas obras expostas na área da arte visual.

“A MArte nasceu antes da primeira edição, com um trabalho do projeto ‘arte educadores’ em 2016. A primeira edição foi em Cuiabá, e desde então não paramos mais, passando por Rondonópolis e Confresa. Esperamos caminhar por muitos anos levando equipamentos culturais para todas as cidades”, disse o chefe de Cultura, Desporto e Lazer, Paulo Costa.

Centro de Eventos do Pantanal – Há mais de 20 anos, o Centro de Eventos do Pantanal é propulsor de eventos e convenções, proporcionando múltiplas atividades para os mais diversos segmentos. São mais de 12 mil metros quadrados, composto por um pavilhão de feiras, cinco auditórios, 14 salas de aula, área externa e, mais recentemente, uma usina fotovoltaica.

+ Acessados

Veja Também