Os vereadores de Rondonópolis se articulam para instalar uma nova Comissão Especial de Inquérito (CEI), desta vez para investigar o rombo financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). A iniciativa está sendo liderada pelos parlamentares Adilson do Naboreiro (MDB), Gerson Moreira (MDB), o Investigador Gerson, e Marisvaldo Gonçalves (Republicanos), que já manifestaram apoio formal à criação da comissão.
Para que o pedido da CEI seja protocolado e tenha validade regimental, são necessárias pelo menos sete assinaturas de vereadores. Até o momento, três parlamentares já se comprometeram com o requerimento, e a expectativa é de que outros membros do Legislativo se juntem ao movimento nos próximos dias.
A nova CEI surge em meio a uma grave crise financeira enfrentada pela Coder, que acumula dívidas e tem sofrido denúncias relacionadas à má gestão de recursos públicos. Na noite desta segunda-feira (7), em reunião com servidores da companhia, o prefeito Cláudio Ferreira (PL) foi categórico ao afirmar que a empresa está “falida” e que a única solução viável será a sua liquidação.
Segundo o prefeito, o plano da atual gestão é encerrar as atividades da companhia e criar uma cooperativa que possa absorver os servidores da Coder, preservando os empregos e garantindo a continuidade dos serviços.
Atualmente, a Câmara tem andamento uma CEI, que debate a situação financeira da Santa Casa de Rondonópolis.





