O vereador Vinícius Amoroso (PSB) participou, nesta terça-feira (8), de uma audiência pública no Senado Federal, em Brasília, que tratou do Projeto de Lei Complementar (PLP) 185/2024. A proposta visa regulamentar a aposentadoria especial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), reconhecendo os riscos e a natureza desgastante do trabalho desenvolvido por esses profissionais.
O PLP 185/2024, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (PB), tem como relator o senador mato-grossense Wellington Fagundes e propõe a concessão de aposentadoria com integralidade e paridade aos ACS e ACE, como forma de valorização da categoria e justiça social para quem atua na linha de frente da saúde pública.
Vinícius Amoroso, que é autor — junto com a vereadora Luciana Horta — do projeto que criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias na Câmara Municipal de Rondonópolis, reforçou durante a audiência seu compromisso com a categoria. “São profissionais fundamentais para o SUS e que merecem reconhecimento e condições dignas para exercer sua missão. A luta pela aposentadoria especial é justa e necessária”, destacou o parlamentar.
Além da participação na audiência, o vereador se colocou à disposição para continuar articulando ações e buscando apoio institucional para garantir avanços na pauta, tanto no âmbito municipal quanto junto ao Congresso Nacional.
A presença de Vinícius em Brasília reforça sua atuação em defesa da saúde pública e o compromisso com os trabalhadores que promovem prevenção, cuidado e qualidade de vida nas comunidades.






